Quero a Paz, mas querem a guerra, o que fazer?
Eu clamo pelo Senhor na minha angústia,
e ele me responde.
Senhor, livra-me dos lábios mentirosos
e da língua traiçoeira!
O que ele dará a você?
Como lhe retribuirá, ó língua enganadora?
Ele a castigará
com flechas afiadas de guerreiro,
com brasas incandescentes de sândalo.
Ai de mim, que vivo como estrangeiro
em Meseque,
que habito entre as tendas de Quedar!
Tenho vivido tempo demais
entre os que odeiam a paz.
Sou um homem de paz;
mas, ainda que eu fale de paz,
eles só falam de guerra.
( Salmos 120 )
Já esteve em lugares onde você é odiado, ou como dizem hoje: "cancelado", por seu jeito de ser, por sua crença, por mentiras com seu nome, odiarem você só por ODIAR de forma banal, por você não ser natural do lugar, ser estrangeiro, ser um forasteiro em terra peregrina, claro não um forasteiro de coisas erradas onde esse termo tornou-se pejorativo, mas, pelo fato de não lhe quererem, de lhe excluírem por sua vida infortúnia aos olhos diabólicos destes, ou seja, ser pobre! Odiarem pelo seu tamanho, por seu sotaque, por ser desprovido e desprevilegiado em terra alheia?
Pois é!!!
Eu sei o que é além de sentir-se assim, ser alvo deste descaso, onde você como eu não ser do lugar, e sentir-se como se fosse um intruso, alguém não necessário, ou seja, rejeitado com todo o ódio, mentiras, e todo sentimento satânico que aplicam comtra sua vida, sim estou falando do Salmos 120, DEUS fala amado, por intermedio de sua SAGRADA ESCRITURA, e ainda mais, ser repudiado sem merecer buscando comunhão em uma supostamente igreja, lembremos religião de verdade é aquela nos liga um ao outro no verdadeiro amor de CRISTO JESUS, conforme resta-nos o Apóstolo Tiago, observe:"A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." ( Tiago 1:27 ) pois devemos entender que quem nos liga a DEUS de verdade não é uma religião e sim uma pessoa que é DEUS, e esse é CRISTO observe: " "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." ( João 14:6) que nasceu de uma virgem, que viveu entre nós, que morreu sem pecado numa cruz, ressuscitou, mas, foi assunto ao céu perante testemunhas que testemunharam, e os anjos que responderam aos olhares daqueles que viram este fato, este JESUS que assentado está em seu GLORIOSO TRONO de GLÓRIA acima de todos os principados e potestades como REI do reis e SENHOR dos senhores!
O salmista nos remete e nos faz contextualizar o quanto é doloroso estar em lugares, ou em meio de pessoas onde a rejeição além de maldosa, logo perversa, trás sentimentos ruins, promovendo ao coração que é pacífico o sofrer, e muitos como estes que o que tem para dar é na verdade a maldade, o ódio, o descaso de rejeitarem as pessoas, e pior quando em meio a família, e a família de igreja ainda pior, esta rejeição além de projetada, fora aplicada injustamente, que por sua vez parece uma maldição sobre a vida do Salmista atingido por venenos do ódio, mas não, na verdade o lugar em que as pessoas tornam o ambiente hostil, perverso, sem DEUS é habita um contexto sombrio, perverso, logo odioso, e que devemos guardar nosso coração, pois afirma assim a PALAVRA de DEUS: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." ( Provérbios 4:23 )!
Meseque:
Uma região mencionada na Bíblia, associada a um povo guerreiro e distante da paz.
Quedar:
Uma tribo nômade do deserto, também conhecida por sua natureza guerreira e hostil.
Sentimento de estrangeiro:
O salmista se sente deslocado e como um estranho em seu próprio ambiente, devido à hostilidade e falta de paz ao seu redor.
Aflição e sofrimento:
A frase revela uma profunda tristeza e sofrimento do salmista, que se sente isolado e incapaz de encontrar paz em seu entorno.
Conflito interno e externo:
O texto sugere não apenas um conflito com o mundo exterior, mas também uma luta interna, onde o salmista anseia pela paz, enquanto vive em um ambiente de guerra e conflito.
Busca por um refúgio:
A passagem pode ser interpretada como um clamor por um lugar de refúgio, onde o salmista possa encontrar paz e descanso.
Lembre-se!?
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia."
( Salmos 46:1 )
O salmista declara e traça o estilo e perfil destes, observe?
Vs.2 "Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua traiçoeira!"
Vs.3 "O que ele dará a você?
Como lhe retribuirá, ó língua enganadora?"
Vs.5 "Ai de mim, que vivo como estrangeiro em Meseque,
que habito entre as tendas de Quedar!"
Vs.6 "Tenho vivido tempo demais
entre os que odeiam a paz."
Vs.7 Sou um homem de paz;
mas, ainda que eu fale de paz,
eles só falam de guerra.
A natureza destes é:
01- Língua mentirosa e traiçoeira, e enganadora,
02- Estes fazem os pacificos sentir-se num "AI", o que seria esse AÍ? O "AI" na verdade é o estado de angústia, medo, desespero, desamparo, tristeza, desamor, falta de acolhimento ao estrangeiro principalmente neste contexto!
03- Afirma ainda, que viveu demais entre pessoas que odeiam e logo quem não odeia, não tem paz!
04- E mesmo sendo de paz, ainda que fale de paz, estes só falam em guerra e querem conflitar!
Ou seja?
Vive num habitar infernal!
Mas, a esperança do salmista está explícito no Salmos 120:1
"Eu clamo pelo Senhor na minha angústia, e ele me responde."
Portanto, mesmo que você esteja num lugar assim, deve lembrar que existe um DEUS, não hostil ao quebrantado, não odioso ao humilde, não tempestuoso aos pacíficos!
Aos promotores de paz!
"Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,"
( 1 Coríntios 14:33 )
Ao quebrantado
"Os sacrifícios que agradam a Deus
são um espírito quebrantado;
um coração quebrantado e contrito,
ó Deus, não desprezarás."
( Salmos 51: 17 )
Ao humilde
"O temor do Senhor ensina a sabedoria,
e a humildade antecede a honra."
( Provérbios 15:33 )
Ao Pacífico
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".
( Mateus 5:9 )
Conclusão.
Querendo, você pode desfrutar da graça que lhe dá esperança em meio ao ambiente de MALDADES!
JCD

No salmo 50, Deus chama os hipócritas de ímpios. A igreja o lugar onde deveria somente ter irmãos mas a dura realidade e dor é descobrir joio por toda parte.
ResponderExcluir