O cupinzeiro!

— Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
(Mateus 6:19-21)

Assim como traça e ferrugem que corroem, assim procede o cupim, antes de corroer tudo, estes insetos faz seu quartel, ou seja, seu foco principal onde vai alimentando, e fortalecendo, após, estes vão a batalha de destruição, aparentemente inofensivos, aparentemente nada danoso estes irão causar, mas, aí é onde residência o perigo eminente, é só aparência, estes insetos caminham para fazer o estrago, de forma que ao encontrar seus lugares, seus alvos, ou o ALVO, eles irão construindo seus caminhos, e proliferando, se multiplicando na destruição, a destruição não aparece de imediato, é lento, eficaz, e o prejuízo imenso, a forma destes agirem é silencioso, é uma atividade constante, bem combinada, e perseverante de destruição!

Quando os prejudicados desapercebidos forem perceber tamanha situação, tamanho prejuízo, poderá todo ALVO, toda estrutura que aparentemente está em perfeita ordem enchergar todo estragado, todo podre por dentro, porque o cupim afeta primeiro por dentro no geral, depois, apresenta seu serviço destruidor!

Claro que como qualquer outro animal, o inseto cupim tem sua função na natureza, porém, quando são uma praga, só causam prejuízos e muitas vezes sem ter como reaver os prejuízos causados, os danos afetados que sua natureza de inseto causa!

A origem do nome cupim tem sua origem na língua Tupi, derivando do termo KOPI!

Que se refere a esses insetos xilófagos (que se alimentam de madeira). Ou seja, é de sua natureza criada se alimentar de madeira.

O significado espiritual é interessante, observe?

Tem um significado bem ímpar, inveja, e fofocas, ou seja, os fofoqueiro(a)s falam e agem na surdina, no silêncio assim também os invejosos, e ao que tudo indica, inveja e fofocas caminham juntos lado a lado, mas, destruindo tudo, até derrubar toda estrutura! Assim procedem os silenciosos mais vistos cupins!

Um significado bem claro, é a ação na convivência, seja em família, seja onde estiver relações humanas, este perfil em pessoas destroem tudo, acabam com tudo e com todos, principalmente quando as pessoas são revoltadas, são perversas, são de perfil e natureza destruidora!

Esse perfil não combina, não entrosa com perfil cristão, ou seja, quem cristão for, não pode nutrir a natureza de cupim, de corroer tudo, amizades, sentimentos bons, IGREJA, e etc.

Quem possui essa natureza só causa e atrae prejuízos, grandes prejuízos, principalmente no campo e conviveu de igreja, onde vai desgastando, vai desestruturando, destruindo amizades, comunhão, e espiritualidade verdadeira, pois, o cupim transmite aparente inofensividade, sendo que não são inofensivos!

O veneno para cupins! 

Geralmente o inseticida um tamanduá são os cambatentes de cupins de verdade, mas, o cupim em estilo humano, em perfil de liderança, em perfil e natureza pecaminosa, só a presença gloriosa de CRISTO, ou seja, a autoridade de CRISTO, o poder do ESPÍRITO SANTO, são a química perfeita para destruição deste pecado, desta natureza pecaminosa, observe, este cumpizeiro cheio de de cupins pecaminosos, leia?

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
(Gálatas 5:16-24)

O remédio para o cupinzeiro pecaminoso é este:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros."
(Gálatas 5:22-26)

Pergunta?

Um inimigo forte de cupins além de venenos, é o tamanduá, ou seja, quem será que vai ser "tamanduá" para combater os cumpins?

Portanto, que possamos combater o bom combate: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7-8)

JCD

Comentários

Postagens mais visitadas