Leais São As Feridas Feitas Pelo Amigo!
"Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos."
"A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce."
(Pv. 27:6)
Ferir
Ato ou efeito de ferir; ferimento lesão produzida na pele ou na mucosa por pancada ou golpe; ferimento.
O texto acima de provérbios, nos faz refletir quanto ao amigo que faz a ferida, isso significa que o verdadeiro amigo além de falar aquilo que precisamos ouvir, também mexe na ferida para que o amigo seja curado, entretanto, JESUS nunca fez feridas mais mexeu nas feridas de quem precisava ser curado, porém, amados, há quem pense ou que faça feridas nos outros com o intuito de ser além de maldoso "curandeiro" enganoso das feridas feitas com maldades por aquele que é tomado por soberba e vaidade, no entanto, a ferida precisa ser tratada, ou seja, lembremos da história da mulher samaritana que JESUS expôs a sua vida, as suas feridas para que fossem curadas, a ferida tem que ser exposta, a ferida tem que ser espremida em alguns casos, tem que ser aberta e tratada!
Amados!? Não devemos fazer feridas nas pessoas sem que tenhamos a intenção de além de ser amigo, ser bálsamo de cura, não podemos ser autores de ferimentos só porquê achamos que podemos tudo com todos!
Em nome do SENHOR JESUS, não vamos causar danos nas almas alheias, mais vamos ser leais como amigos, vamos ser cura, como JESUS CRISTO, que ao invés de ser causador de dores levou sobre si as dores e as feridas, portanto, curou as feridas daqueles que assim querem, quiseram, ou vão querer!
O amigo como alguém já disse, "lhe defende pelas costas, e te confronta em segredo", ou seja, é alguém capacitado a lhe ajudar nas suas dores, lembre-se capacitado!?
O amigo não é aquele que lhe abandona, ou aquele que anda com você pelo que você tem a oferecer, amigo não é traidor, não lhe vende, e nem vende sua amizade, amizade é sinônimo de lealdade, de fidelidade, de abrigo seguro, por isso, olhando para CRISTO, esteja certo que encontrará tudo isso e muito mais, se por acaso fostes traído na amizade, lembre-se CRISTO também foi, se fostes maldosamente alvo de interesses maldosos, e depois fostes tratado como descartável, lembre-se!?
CRISTO verdadeiro amigo também o foi, CRISTO, sabe ser amigo como nenhum outro, observe suas palavras:
"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês."
(João 15:13-15)
Ser amigo, ou querer conquistar amizade de alguém faz-se necessário algumas ações puras e verdadeiras, observe?
01- Se conquista amizades verdadeiras com lealdade, com fidelidade sendo mútuo! "Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo." ( I Tessalonicenses 5:11)
02- Se conquista respeitando, Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
( I Pedro 2:17 )
3- Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". (Atos dos Apóstolos 20:35)
Existem enumeras formas puras e verdadeiras de se fazer amizades verdadeiras sem egoísmo e interesses ambiciosos, de ser amigo de verdade, como o texto de Provérbios aponta, observe!?
04- O amigo de verdade ama como um irmão de sangue! "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade."
( Provérbios 17:17)
A amizade representada entre Jônatas e Davi!
A amizade entre Jônatas e Davi é um dos exemplos mais destacáveis na história das verdadeiras amizades limitadas do mundo, é claro que Cristo foi, e é a perfeita amizade, todavia, a lealdade e amizade verdadeira na Bíblia entre Jônatas e Davi é um destaque a ser considerado em toda história da humanidade. A história de Jônatas, filho do rei Saul, e Davi, um jovem pastor que mais tarde se tornou rei de Israel, mostra uma amizade incondicional que permance mesmo em meio a perseguições e perigos que Davi o seu amigo sofreu.
A amizade entre
Jônatas e Davi:
Nos dias de hoje seria Improvável!
Jônatas era o herdeiro do trono, enquanto Davi era um jovem desconhecido que rapidamente se destacou por sua habilidade e coragem, todavia, uma probabilidade certa, é que além de DEUS testemunhar ao coração de Jônatas quanto a Davi, Jônatas provavelmente aceitou sem colocar obstáculos a escolha de DEUS, pelo caráter do profeta Samuel, observe quem era o profeta Samuel:
Samuel tem um importante ministério verdeiro profético na recuperação da fé em Deus do povo israelita; ele pregou para que o povo abandonasse a adoração a outros deuses, aos ídolos e voltassem a servir ao Senhor seu DEUS.
"Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho." ( I Samuel 1:24 )
"e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor." ( I Samuel 1:26-28 )
Lealdade protetora:
Jônatas, apesar de ser filho do rei que perseguiu Davi, sempre o defendeu e o protegeu, alertando-o sobre os planos de seu pai, sendo leal e protetor, ou seja, não protegendo o pecado de seu pai, não sendo desleal ao amigo Davi inocente.
Amizade de Verdade:
A amizade entre eles era tão forte que Jônatas estava disposto a abrir mão de seu direito ao trono em favor de Davi. Ou seja, Jônatas era tão leal a amizade, consciente, e temente a DEUS, que sabia que o reinado era por direito de Davi seu amigo.
No Luto a amizade permanece:
Jônatas morreu em batalha ao lado de seu pai, Saul, onde causou grande comoção a Davi, que chorou profundamente a morte do amigo de verdade.
Letras musicais sobre amigo:
"Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas..."
Roberto Carlos
"Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou
No pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou
No pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou..."
Milton Nascimento
"Hei de estar aqui
Se a saudade lhe doer
Ou a sorte lhe faltar
Hei de estar aqui
Te rever com alegria
E emoção
E sempre haverá
Em minha vida um lugar
Pra você gente de casa
Amigo do coração..."
Tim Maia
"O amigo que eu encontrei me surpreendeu
Quando todos me deixaram, Ele me acolheu
E sarou minhas feridas, das algemas me livrou
Lhe falei do meu dilema e Ele me escutou
Lhe falei do meu passado e me perdoou
Isso teve um alto preço que Ele já pagou
Me mostrou as mãos feridas por amor de muitas vidas
E uma dessas muitas vidas era eu
Quem nesse mundo amor tão grande pode ter
De entregar a própria vida sem temer?
Quem já sentiu a dor de ser cravado em uma cruz
Pagando pelos erros que não cometeu?
E olhar nos olhos de quem tanto mal lhe fez
E sem ressentimento oferecer perdão
Quem pode ser melhor amigo que o Senhor
Que pelo servo a própria vida renunciou?
Quem pode ser melhor amigo que o Senhor
Que pelo servo a própria vida renunciou?"
Sérgio Lopes
Ser e ter amigos de verdade é um presente de DEUS, ou seja, a partir da própria casa, do lar, estes devem ser amigos de verdade, onde te confrontam em sua frente em segredo, e te defende em suas costas ao público, assim é ser amigo, e lembremos, ser amigo, consiste em fazer feridas, mas, não feridas que causam danos, um câncer destruidor e fatal a vida do amigo, o amigo não traí, mesmo que este esteja lhe mostrando seus erros para lhe ajudar, lembremos que mesmo Jônatas sendo amigo do seu pai Saul, e do seu amigo irmão Davi, ele foi o símbolo de verdadeira amizade com seu pai, morrendo com ele em batalha, algo aparentemente injusto, entretanto, verdadeira demonstração de lealdade e amizade ao seu pai, e ainda não trair a amizade do seu amigo Davi.
Antes de dizer que é amigo, avalie suas motivações de amizade, quais interesses, e em quais circunstâncias você quer ser amigo, lembre-se do perfil de Judas que traiu a amizade, e de todos que sonolentamente deixaram o amigo JESUS sozinho.
"Respondeu Jesus: "Asseguro que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará".
Mas Pedro declarou: "Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei". E todos os outros discípulos disseram o mesmo.
Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar".
Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo".
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?", perguntou ele a Pedro.
"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".
Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.
Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.
Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!"
Enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo.
O traidor havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: "Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no".
(Mateus 26: 34-48)
JCD

Comentários
Postar um comentário