Santa Hipocrisia rogai por nós pecadores, e Santa Idolatria também, rogai por nós pecadores!
Então, veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém, contigo? Respondeu Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei deu-me uma ordem e me disse: Ninguém saiba por que te envio e de que te incumbo; quanto aos meus homens, combinei que me encontrassem em tal e tal lugar. Agora, que tens à mão? Dá-me cinco pães ou o que se achar. Respondendo o sacerdote a Davi, disse-lhe: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os teus homens se abstiveram das mulheres. Respondeu Davi ao sacerdote e lhe disse: Sim, como sempre, quando saio à campanha, foram-nos vedadas as mulheres, e os corpos dos homens não estão imundos. Se tal se dá em viagem comum, quanto mais serão puros hoje! Deu-lhe, pois, o sacerdote o pão sagrado, porquanto não havia ali outro, senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do SENHOR, quando trocados, no devido dia, por pão quente. Achava-se ali, naquele dia, um dos servos de Saul, detido perante o SENHOR, cujo nome era Doegue, edomita, o maioral dos pastores de Saul. Disse Davi a Aimeleque: Não tens aqui à mão lança ou espada alguma? Porque não trouxe comigo nem a minha espada nem as minhas armas, porque a ordem do rei era urgente. Respondeu o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem mataste no vale de Elá, está aqui, envolta num pano detrás da estola sacerdotal; se a queres levar, leva-a, porque não há outra aqui, senão essa. Disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma. Levantou-se Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares? Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei de Gate. Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba. Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?
(I Samuel 21:1-15)
Um dos momentos de hipocrisia, fingimento, que podemos aplaudir é do rei Davi, que teve que fingir de louco, para não ser morto pela perseguição de Saul, que implacavelmente o queria matar a qualquer custo e de qualquer maneira!
Davi fingindo estar louco perante seus inimigos, observe?
Davi fingiu estar assustado e com medo de Aquis.
Fingiu loucura diante de Aquis e seus oficiais.
Fazia riscos e rabiscos nas portas, fazia que a saliva lhe corresse pela barba.
Esse fingimento de Davi lhe salvou a vida e lhe protegeu de seus algoses, ou seja, um fingimento necessário, onde alguém que esteja em grande risco e perigo, possa beneficiar-se para o seu bem e livramento usar desta estratégia que não seja para o mal de outros claro!
A frase final da fala do Aquis mostra que sucesso teve esse fingimento do rei Davi, observe:
"Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?"
A hipocrisia que é fingimento, e geralmente falsidade teatral, é uma forma em que muitos se aproveitam para se beneficiar, ou seja, nessa forma de viver digamos assim, os verdadeiros hipócritas convivem com essa maneira de viver como se fossem indivíduos normais, que por sua vez enganam e são enganados no engano!
OBS:
No caso do rei Davi, o seu fingimento não configura mal caratismo, mas, uma forma de livrar-se do mal que lhe perseguia!
Todavia?
Geralmente os de fanatismo religioso são os que escondem-se nesse modo de viver, onde a vida dele danosa, causa danos com este veneno na vida dos outros, ou seja, geralmente o hipócrita sabe que o seu veneno já não lhe faz mal, ele convive bem com este veneno, e passa a vida distribuindo esse veneno aos outros, digo a hipocrisia!
Neste âmbito religioso fanático, os que assim vivem, vivem como se fossem irrepreensíveis, sem defeitos, sendo que vivem numa normativa entre eles normal, que não é nada normal, ou seja, o que fazem de errado, pecaminoso, sujo, eles procuram camuflar, proteger os que são deles, e pasmem!?
Coisas horríveis, onde pecados escandalosos são abafados, camuflados, escondidos, protegidos pois são os que estão com eles!?
Santa hipocrisia e Santa idolatria, são seres bem vivos nesse meio de fingimento, pois, hipocrisia é santificado, e idolatria é venerado, ou adorado ambos como deuses!?
Observem!?
Quando os tais do meio, do time e etc. Estão juntos e possuem seus objetivos, mesmo que os tais façam atrocidades imorais, estes procuraram hipocritamente suavizar as faltas e sujeiras que estes causam, e pasmem, em alguns casos, que sujeiras!
Reféns de favores, e cheios de ambições gigantescas, estes seres continuam vivendo no engano, e enganando a muitos, pois a vida que vivem é enganosa, é fingida e só se beneficiam os que eles selecionam!
Idolatria, porque estes em sua essência por desejos ambiciosos, estes mantém devoção por causa de favores aos que eles atribuem os seus benefícios como numa gratidão cega!
Vamos fazer uma análise de duas pessoas na Bíblia Sagrada para refletirmos nessa questão de proteção a hipocrisia conveniente!?
Digamos por hipótese, que a mulher cananéia que tinha uma filha endemoniada e queria se livrar do demônio na vida de sua filha, fosse alguém que só tinha literalmente pecados como migalhas?
Mesmo sabedores que somos que o texto nos relata que as migalhas não são claramente pecados, mas, a condição de submissão que esta demonstrou perante Cristo para receber a benção da libertação de sua filha, mas, digamos que fossem seus pecados migalhas, uma espécie de farelos!?
Observe!?
"Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores"
(Mateus 15:27)
Bem, podemos também pensar que os senhores tipifiquem líderes, e pelo texto sagrado quem está na mesa tem maior autoridade, ou seja, numa hipótese comum logo rápida, estes senhores tivessem se divertindo com o pecado em sua plenitude, guloseimas, se melando, sujando-se com maiores pecados, e os cachorrinhos fossem os que esperam em baixo pelas migalhas farelos dos pecados que estão se lambuzando!?
A questão é:
Em menor e maior escala, quem são os hipócritas!?
Todos!
Os da mesa mais destacáveis, porém, não menos os que se sujam com as migalhas, na verdade o nosso sistema religioso fracassado, pune severamente os das migalhas, e por sua vez suavizam e amenizam os que se lambusam nas mesas!
Hipocrisia!!!
Punimos os cachorrinhos, até os colocamos para proteger o ambiente para nos blindar, mas, protegemos, e suavizamos os que na mesa comem, e são os de maior escândalo e mal caratismo evidente!
Não sei se você pensa assim como eu, mas, a verdade é essa, numa religiosidade onde se apoia tudo o que não presta para dizer e determinar o que e não é pecado sendo pecado, nessa hipocrisia toda, onde supostos homens de DEUS querem lamiar a Bíblia Sagrada a atualizando, outros querendo suavizar pecados, e ainda outros querendo ser radicais demais com o pecado sem enxergar o seu viver e seu ambiente religioso, a coisa está bem complicada!
Na verdade, o nosso desafio como verdadeiros cristãos é sermos imitares de CRISTO, REPITO de CRISTO!
Que por sua vez não suavizou hipócrita nenhum, e nem protegeu poderosos, muito menos fez pequeninos sentirem-se livres para pecar a vontade, a verdade é que chega de cristãos fingidos, chega de cristãos nominais, o desafio é imitar a CRISTO, tem como?
Sim, tem!
Observemos nós todos(a)s neste espelho que nos reflete?!
Seu viver, seus ensinamentos, sua forma de lidar com a vida e com os pecados, e com os pecadores como nós, nos esforcemos para sermos sua semelhança, ou seja, deixemos, "Santa hipocrisia", e "Santa idolatria", deixemos de prestar devoção a estas "santas", de ascender "velas de sétimo dia" nesta prática, e vamos vivenciar o cristianismo que já exite nas escrituras que não precisa de atualizações pois como afirmou Billy Graham: "A Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã”.
Deixemos de ser Judas imorais hipócritas, que vive a trair nosso Senhor Jesus Cristo por guloseimas ou por migalhas do pecado!!!
JCD

Comentários
Postar um comentário