Todo tipo de desapego, deve ser aplicado ao cristão?

Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou sobre Isaque, o seu filho, enquanto ele mesmo carregou a brasa e a faca com as próprias mãos. Caminhavam os dois juntos, quando Isaque disse a Abraão, o seu pai: ― Meu pai! ― Sim, meu filho, aqui estou — Abraão respondeu. Isaque perguntou: ― A brasa e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão respondeu: ― Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho. Os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou Isaque, o seu filho, e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então, Abraão estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho. O anjo do SENHOR, porém, o chamou do céu: ― Abraão! Abraão! ― Sim, aqui estou — ele respondeu. ― Não estenda a sua mão contra o rapaz — disse o anjo. — Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não negou dar a mim o seu filho, o seu único filho.
(Gênesis 22:6-12)

Segundo especialistas: O "Desapego é um estado de desprendimento de um ou mais elementos. É o oposto do apego, estado em que uma pessoa é demasiadamente apegada a coisas, ideias, pessoas ou acontecimentos." 

Os conceitos do campo da pisicologia que tem base em filosofias humanas, tendem a determinar o que o ser humano deve ser, deve agir, deve conduzir-se; não vou ser incrédulo a tudo o que o campo da pisicologia nos oferta seja totalmente ruim, ou seja, existe sim alguns "braços" da pisicologia que são salutar, assim como na pisiquiatria também, necessárias para uma mente saudável.

Entretanto, quando estas "doutrinas" complicam os posicionamentos doutrinários da Santa Palavra de DEUS, aí deve ser descartado!

O desapego em algumas coisas e situações da vida devem ser aplicadas, todavia, não em colocar abaixo os princípios de DEUS irrevogaveis, ou seja, DEUS tem soberanamente e o melhor posicionamento sobre o desapego, sobre a pisicologia do desapego do que qualquer pecador!

Acredite!

DEUS é o Senhor de todas as coisas, inclusive do conhecimento!

No desapego de DEUS trás liberdade de fato, libertação verdadeira sem questionamentos, trás cura, trás uma inclinação a uma centralidade de glorificar não ao homem mais a DEUS, e não promove pecados!

Segundo o presente século, tudo é muito descartável, relacionamentos, sejam conjugais, sejam amizades, sejam irmandade em igrejas, ou seja, o desapego recheado de ambições egoístas está sendo proliferado e aplicado até em "cristãos" que nada tem do discernimento da vontade Soberana de DEUS, ou seja, estes vão vivendo e convivendo na aceitação de tudo, e sem questionar, e quando vão questionar, questionam os posicionamentos de DEUS, e isso tem sido estrago na vida, na sociedade, no mundo inteiro para seres humanos que percebem!

Na verdade, o conceito de desapego mundano é sim incrédulo, ímpio, e que apenas masagea o ego de quem quer viver acima de tudo e de todos, e querem viver na ilusão de serem "felizes" mesmo que isto custe descartar os que estes atribuem ser para eles um "problema", e a qualquer custo!

Meus queridos!?

O pecado é desastroso mesmo que seja momentaneamente agradável aos olhos e a vida, sentimentos de egoísmo está dentro do conceito mundano do desapego, o conceito de ambição está inserido no mundanismo incrédulo do desapego, o projeto invejoso está incluso no projeto ímpio do desapego, ou seja, àqueles que buscam este fim, este objetivo, e muitas vezes para os outros nada são saudáveis, pois o objetivo é beneficiar-se e não abençoar os outros, é o EGO inflado, e maculado de pecados!

O desapego de DEUS são renúncias de nossos pecados, posicionamentos pecaminosos, tomar a Cruz e segui-lo, ou seja, fazer sua vontade anulando a nossa, agir com consciência em DEUS e consciência limpa em sua Sagrada Palavra, pensar no próximo, colocar DEUS no centro, mesmo quando Ele esteja nos ofertando suas bençãos sem medida ou não, pois tudo o que existe não provém de nós mais de DEUS!

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."
(Tiago 1:17)

Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra­, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão". E assim foi.
(Gênesis 1:29-30)

Mais não o Pecado!

O cristão deve aprender que o desapego cristão, aplica-se primeiro para si mesmo, depois procurará ajudar outros, é como estou afirmando, o conceito mundano de desapego não é aplicado a cristãos!

Fazendo uma crítica aqui!?

Quem cobra que os outros desapeguem, devem primeiro aplicar em si mesmos, ou seja, no campo do casamento, do emprego, da posição social e profissional, do dinheiro, dos filhos deixandu-os a vontade e a própria sorte, e etc!

Ou seja...

Primeiro faz-se experimento em si, segundo o desapego incrédulo, ímpio, mundano, depois desta experiência e suas consequências tente multiplicar para seus filhos, seu cônjuge, tudo que tem e possue e etc.

No campo cristão o desapego em algumas circunstâncias não se aplica, ou seja, no casamento, aos filhos, a igreja sendo esta saudável, a Sagrada Escritura, a DEUS!

Acima no texto principal do tema em questão, Abraão foi testado por DEUS no desapego com seu filho Isaque, ou seja, DEUS colocou Abraão em teste de desapego, bom, deve-se deixar claro que foi DEUS, e não queiram ser um "deus" na vida das pessoas, foi DEUS!

Nesse teste de desapego aplicado por DEUS a Abraão e seu filho Isaque, DEUS observou que o coração de Abraão mesmo doído, mesmo triste, mesmo sendo testado e não achando nada bom aquela situação assombrosa, DEUS percebeu de fato em quem o coração de Abraão obedecia, e reverenciava mesmo amando o seu filho, o final é que DEUS nada desapegou Abraão de seu filho Isaque e nem de sua família, sabe o porquê?

Porque o desapego que DEUS nos ensina, e nos aplica, é diferente do desapego incrédulo, ou seja, DEUS não separa os seus, DEUS não descumpri seus princípios, DEUS nada faz em aprovação com o pecado do ser humano, mesmo quando Ele usa situações adversas para fazer sua Soberana Vontade, ou seja, DEUS não se amolda as vontades egoístas, ambiciosas, e projetadas dos pecadores como nós!

JESUS dialogando sobre desapego!

Jesus dialogando sobre o desapego com o jovem rico, lhe desafiou a desapegar daquilo que ele mais apreciava, mais fora apegado, sua riqueza, ou seja, àqueles que desafiam os outros com indagações de desapego, com acusações de desapego, com questões de desapego na vida dos outros, primeiro devem atender ao desafio de desapegar, e Jesus Cristo convida também a desapegar, como assim Ele fez convite ao jovem rico, quero afirmar que você sendo cristão ou não, demonstram onde está o teu tesouro está o teu coração, ou seja, deve com isso desapegar de seus bens, e tudo aquilo que interfere em sua vida, que lhes trás preocupações, falta de paz, confusões, problemas, que lhe faz pecar, que lhe faz cobiçar e ambicionar, ou seja, seu dinheiro, família, e bens, pois tudo isso pode ser sua estátua de adoração e grandes prejuizos, então desapegue!?

Leia: 
Mateus 19:16–30, Marcos 10:17–31 e Lucas 18:18–30

Textos a refletir sobre o que seria na ótica de DEUS o desapego, ou renúncia para a vida salutar do verdadeiro cristão:

I- Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?
(Mateus 16:25-26)

II- Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:33)

III- Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
(Romanos 12:1)

IV- Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
(Gálatas 2:20)

V- Mas o que para mim era lucro passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo
(Filipenses 3:7-8)

VI- Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
(Colossenses 3:5)

VII- Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".
(Hebreus 13:5)

VIII- "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
(Mateus 6:19-20)

Conclusão.

Quem ama sua vida neste mundo a perderá. Quem odeia sua vida neste mundo a conservará por toda a eternidade. 26 Se alguém quer ser meu discípulo, siga-me, pois meus servos devem estar onde eu estou. E o Pai honrará quem me servir.
(João 12: 25 e 26) Para o cristão até o desapego emocional não se refere a pisicologia mundana, incrédula, com aplicações descartáveis, como alguém que assim afirma: "Já superei!" Como se o outro, que algumas vezes é humilde em agir, em voltar atrás e muitas vezes fora tratado absurdamente de forma pocesssiva, e muitas vezes é tratado por aquilo que tem material, profissional, físico aparência, e coisas desse conceito mundano. Devemos lembrar como verdadeiros cristãos, que JESUS está com quem com Ele está APEGADO o obedecendo, sendo um submisso discípulo! 
JCD

Comentários

Postagens mais visitadas