O Olhar inimigo!

"Se você encontrar perdido o boi ou o jumento que pertence ao seu inimigo, leve-o de volta a ele. Se você vir o jumento de alguém que o odeia caído sob o peso de sua carga, não o aban­done, procure ajudá-lo.
(Êxodo 23:4-5)

No olhar do mundo secularizado, na sociedade rendida aos valores que a filosofia e ideologias humanas procuram vender-se e viver segundo esta consciência, percebe-se que, quem tem o mínimo de discernimento e entendimento onde muitas pessoas sejam porque já são de natureza caída mesmo, ou influenciadas pelo convívio, ou de onde vivem, com quem vivem, ou o que absorvem, ou se permite querer viver nesse modo de observar, de ótica, de enxergar o mundo, o outro como adversários, como inimigos, ou seja, na maioria das pessoas e até no convívio cristão muitas vezes se enxergam assim com ódio, como obstáculo, como dificuldade, como ranço mesmo, fecham portas, colocam obstáculos e isso é demasiadamente ruim a natureza e agir de Cristo!

OBS.

Segundo opinião no campo da pisicologia quem tem ódio, ou enxerga as pessoas com ódio precisa de ajuda, observe?

"Raiva e ódio são sentimentos ruins que, com o passar do tempo, passam a gerar visões, interpretações e análises distorcidas de si mesma e das pessoas, envolvendo doenças físicas."

O olhar, a observância de quem enxerga o outro como inimigo e gravemente quando não há motivo algum para tanto odiar, é ainda mais grave quando se afirmar cristão, pois, o detalhe do texto Sagrado nos remete no olhar de DEUS, como Ele observa "quem é quem" nesse campo do enxergar o próximo,ou seja, nesse texto Sagrado de (Gênesis 4:3-8); observaremos ao máximo como podemos nos aproximar de como DEUS julga "quem é quem", e como Ele trata e enxerga, observe:

3 "Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor."

4 "Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,"

5 "mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou."

6 "O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?"

 7 "Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

8 "Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”.[a] Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou."

João o Apóstolo, nos mostra a interpretação desse texto de Caim e Abel na nova aliança, observe:

"E não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e assassinou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas."
(I João 3:12)

Ou seja, enxergar o próximo, e principalmente os irmãos em Cristo Jesus como inimigos e com fruto podre disso, o ódio, é condenação, e uma que se chama assassinato!

Embora em guerras que travou o povo de DEUS, onde DEUS ajudou os seus nas batalhas travadas não mostra que essa forma de serem inimigos àqueles que se levantam contra Ele logo o seu povo, não quer dizer que DEUS tenha o mesmo sentimento, ou entendimento como nós temos!

"Deus não é homem para que minta,
nem filho de homem
para que se arrependa."
(Números 23:19a)

Ou seja, DEUS não se iguala as motivações humanas, suas decisões, seu batalhar, seu agir, não é comum como a dos homens comuns.

A forma que JESUS CRISTO enxergava as pessoas na terra está bem clara nas palavras do Evangelho de Mateus (22:16) observe?

"E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade, sem te importares com ninguém, porque não olhas a aparência dos homens."

Ou seja, JESUS tinha um olhar que não se remetia a intenções, motivações, ótica segundo os valores mundanos que por sua vez, e por causa do pecado vai conduzindo uns aos outros com o olhar de inimizades, ou fazem "amigos" falsamente, e na verdade toda inclinação é inimizade!

Observe quem são os inimigos de DEUS?

Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.
(Romanos 1:29-31)

Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade.
(Efésios 2:13-16)

Digam a Deus:
"Quão temíveis são os teus feitos!
Tão grande é o teu poder que os teus inimigos
rastejam diante de ti!
(Salmos 66:3)

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
(Tiago 4:4)

Pois, como já disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
(Filipenses 3:18)

Devemos lembrar que amar a DEUS e ao próximo é o olhar de DEUS, mesmo quando os seus inimigos olham como se fôssemos inimigos seus cheios de ódio, observe o olhar de DEUS?

37 "Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’."
38 "Este é o primeiro e maior mandamento."
39 "E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’."
(Mateus 22:37–39)

43 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'."
44 "Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,"
(Mateus 5:43-44)

Então devemos observar que todo àquele que possui o olhar de ódio, e os outros como inimigos, não comungam com o olhar do Evangelho logo de Cristo!

O inimigo real já foi revelado, e todos àqueles que o servem também leia:

"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos."
(I Pedro 5:8-9)

Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.
(IITessalonicenses 3:2-3)

Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.
A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.
(Romanos 16:20)

"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
(Mateus 25:41)

O último inimigo a ser destruído é a morte.
(I Coríntios 15:26)

Quando DEUS ensina ao seu povo no texto inicial acima desta escrita, como o seu povo deve agir quanto ao inimigo quando em guerra não está, quando encontra os seus bens, nos mostra o quanto DEUS é diferente das nossas atitudes e seu ensinar diverge dáqueles que amam ser perversos, a nossa ótica nos remete a natureza pecaminosa caída, entretanto, DEUS nos convoca a que tudo que se referir a alguém quer seja adversário pelo fato de serem perversos, ou a alguém que tenha o olhar inimigo, que devemos agir e olhar diferente, não que sejamos tolos a aceitação do mal que nos ofertam sem o merecimento como algo natural, mas, que devemos fazer o bem a quem nos observa maldosamente!

"Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá. O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado."
(Provérbios 25:21-23)

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
(Gálatas 6:10)

Conclusão.

Portanto, devemos nos lembrar que devemos como cristãos de verdade buscar ter uma mentalidade que busque ser como a de Cristo. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.( I Coríntios 2.16) Ai de Nós! Nosso Coração é nosso maior inimigo. - Charles Spurgeon 
JCD

Comentários

Postagens mais visitadas