Fugindo da serpente!

Então lhe disse: — Jogue-o no chão. Ele o jogou no chão, e o bordão virou uma serpente. E Moisés fugia dela.Mas o Senhor disse a Moisés: — Estenda a mão e pegue-a pela cauda. Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda, e ela se transformou em bordão. Então o Senhor disse: — Isto é para que creiam que o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a você.
(Êxodo 4:3-5)

Certa vez estava numa cidade chamada Araripe-Ce, cidade pequena, pacata, que eu e minha família passamos sete anos fazendo trabalho missionário, nos recordamos com muita satisfação, alegria, e saudades daqueles anos preciosos apesar de nossas limitações, ali tivemos dias alegres, dias desafiadores, no entanto, amigos fizemos ali, pessoas que amávamos como irmãos ali deixamos, graças ao bom Deus que fomos o máximo que podíamos salutar àqueles que estiveram conosco durantes os anos que residenciamos no Araripe. 

Araripe fica na chapada com mesmo mome Araripe, fica situada no sul do Ceará, considerado Cariri Cearense embora o CARIRI CEARENSE mais pareça ser um brejo pelo verde das matas, paisagens de admirar, nessa chapada do Araripe que é caminho a esta pacata e saudosa cidade encontra-se um passarinho raro em sua mata, chama-se o Soldadinho do Araripe, animalzinho lindo de penas coloridas, vermelho, preto, e branco, olhos me parece ao ver a imagem pretos, assemelha-se ao Campina, ou Galo de Campina, dependendo do lugar em que pesquisando verá estas semelhanças, todavia, o que quero aqui destacar é que nessa cidade tivemos em dado momento uma experiência com uma espécie de serpente que julgo ser a corre campo, esta serpente, como outras em época de chuvas naturalmente procura lugares menos alagados, e a cidade do Araripe além de ser situada próximo a mata da chapada naturalmente o aparecimento de animais é normal, ou seja, tivemos várias experiências no decorrer dos anos que residenciamos no Araripe em ver muitas espécies de cobras, e muitas não tenho agora a mínima idéia de lhes informa, entretanto, esta é a questão, que suponho ser a corre campo agressiva que como outras estava no jardim onde morávamos, jardim de flores como rosas vermelhas, estávamos com visita de familiares certa ocasião, e esta resolve por seu instinto sendo uma dás que encontramos, se mostrar naturalmente, foi engraçado, e perigoso, pois esta ficou nos afugentando, a mim, e os demais que estavam naquele jardim tentando resolver essa situação, é claro que nós seres humanos mesmo sendo naturalmente dominadores, inclusive de animais, invadimos muitos lugares que são pertencentes, moradia, esconderijo de animais como as serpentes, e claro na minha leiguisse sei, estou inteirado, que estas apesar de serem algumas espécies perigosas para o ser humano, principalmente um inexperiente como eu, e por sua vez na inexperiência, tendemos a eliminá-las erroneamente pois estes lugares, principalmente onde morávamos elas utilizavam para sobrevivência, ou seja, uma predadora natural que desfruta do seu instinto natural para sobreviver comendo outras espécies!

A dica que especialistas nos ofertam com seu conhecer, é que ao deparar-se com serpentes chamem alguém para removê-la do lugar habitado por seres humanos, de preferência corpo de bombeiros, não tendo, alguém capacitado a tal feito.

Lembrei-me!?

De uma situação em Araripe-Ce inusitada sobre cobras!? 

Uma pessoa que lá residênciou também, trouxe-me uma ave d'água não sei se uma galinha d'água, engasgada com uma serpente, isso foi incomum aos meus olhos, deve ter sido uma batalha para aquela ave d'água e para a serpente.

Porém, dias alegres, desafios necessários para aquela época, bons frutos, apesar de nossas limitações, vamos nos ater ao texto, e tema em questão!

Quando fiz a releitura desse capítulo tive segundos de imaginação, e achei engraçado embora fosse extremante sério a ocasião em que DEUS está convocando Moisés para o desafio histórico, necessário, e libertador de um povo oprimido pelo Faraó dá época, cruelmente este Faraó não tinha misericórdia mesmo, era cruel, ambicioso, e queria mesmo terminar seu projeto de construção a todo custo, e nessa ambição e cobiça, ele mandou os seus empregados que lideravam as construções serem cruéis e chicotearem os escravos, que por sua vez centenas de anos atrás não eram escravos, pois José do Egito foi muito salutar a época de um determinado Faraó, todavia, séculos depois um Faraó cruel e sanguinário apareceu, este fora cruel e não tinha idéia do que representava José, e seus descendentes que ali habitavam, ficou este Faraó cruel com medo de ser o Egito dominado pelo povo hebreu que por sua vez teria sido benção aquela nação em dado momento e crescido muito.

O engraçado do texto é que DEUS manda Moisés o libertador do Egito, jogar seu cajado no chão, e quando isso acontece, foi onde sorri por alguns segundos no meu coração, que quando o instrumento que DEUS mandou lançar ao chão transforma-se em serpente, esta fica a correr atrás de Moisés, ao menos foi o que entendi do texto Sagrado, foi parecido o que ocorreu conosco, a corre campo ficou a nos enfrentar e nos fazer correr!

Certa vez quando criança no campo de futebol do quartel do Exército Brasileiro em Campina Grande-PB minha terra de origem e nascimento, eu e alguns, não sei se lembram? 

Fomos colocados para correr por uma serpente corre campo assim alego, ela é bem rápida e agressiva, e estudiosos afirmam que seu veneno é letal dependendo do lugar onde ela cause dano da sua picada, me lembro de tê-la visto correndo atrás de nós literalmente no campo do Quartel do Exército Brasileiro em Campina Grande-PB.

Pois é!

Apesar de Moisés ter tido este momento com DEUS de treinamento digamos assim, devemos pensar como a antiga serpente nos persegui, embora DEUS, fez este exercício com Moisés para sua vocação acontecer segundo seu propósito soberano e libertador.

Existe sim! Uma serpente perigosa, sagaz, venenosa, e que usa, abusa, das pessoas para fazer seus males!

Moisés, não foi apenas libertardor do povo, mas, Moisés foi lidar com a serpente terrível e cruel o Faraó. 

Orgulho, prepotência, engano, perversidade, soberba, narcisismo, e a ilusão de achar que era um deus, características de um tirano!

DEUS mostrou a ele o que de fato é um DEUS ONIPOTENTE, que não é com suas fraquezas eminentes, seus pecados evidentes, mas, é um ser impotente mesmo achando que não seja!

A antiga serpente é assim, com suas perseguições, com suas demonstrações de "autoridade", com suas falácias, com suas acusações, com seus enganos, e com toda sorte de inverdades, pois o que esta serpente é, e faz, está muito evidente principalmente na vida de muita gente que agem e vivem como um Faraó em suas naturezas pecaminosas e adoradas, seja em seus atos demonstrando sua real natureza, seja em suas intenções maléficas, seja em suas falácias serpentiosas destilando veneno!

Observe:

01- Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?" Respondeu a mulher à serpente: "Pode­mos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão' ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal".
(Gênesis 3:1-5)

02- O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.
(II Coríntios 11:3)

03- O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
(Apocalipse 12:9)

04- Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;
(Apocalipse 20:2)

05- Com seu sopro
os céus ficaram límpidos;
sua mão feriu a serpente arisca.
(Jó 26:13)

06- Será como se um homem
fugisse de um leão
e encontrasse um urso;
como alguém que entrasse em sua casa
e, encostando a mão na parede,
fosse picado por uma serpente.
(Amós 5:19)

07- Mesmo que se escondam
no topo do Carmelo,
lá os caçarei e os prenderei.
Ainda que se escondam de mim
no fundo do mar,
ali ordenarei à serpente que os morda.
(Amós 9:3)

08- Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente. Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza.
(Apocalipse 12:14-15)


Conclusão.

Que Deus nos socorra e nos ajude em perseguições implacáveis da antiga serpente, que se utiliza de pessoas para perseguir e maltratar, embora DEUS se ultilize destes para seu propósito Soberano na vida de um eleito seu, de um salvo por Cristo! "E, sem demora, o Deus da paz, esmagará Satanás debaixo dos vossos pés." A graça do nosso Senhor Jesus seja convosco! Saudações da equipe de Paulo.
(Romanos 16:20)

JCD

Comentários

Postagens mais visitadas