Como reagimos ao sofrimento?
Introdução.
38 Havia uma inscrição acima dele, que dizia: ESTE É O REI DOS JUDEUS.39 Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: "Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!" 40 Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: "Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?41 Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal".42 Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino".43 Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".44 Já era quase meio dia, e trevas cobriram toda a terra até às três horas da tarde; 45 o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.46 Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isso, expirou.47 O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: "Certamente este homem era justo".48 E todo o povo que se havia juntado para presenciar o que estava acontecendo, ao ver isso, começou a bater no peito e a afastar-se. (Lucas 23:38-48)
Que ações temos nos momentos de aflições, de sofrimentos, de provações nessa vida!?
Geralmente nós seres humanos tendemos a reagir ao sofrimento, a dor, e a tudo o que se refere seja física, seja psicológica, a qualquer dor e sofrimento, logicamente algumas pessoas são mais sensíveis ao sofrimento e reagem como não querendo enxergar frontalmente o sofrimento, não querem encarar o sofrimento, se negam a observar o sofrimento e as pessoas sofrerem, geralmente são pessoas que tem transtornos ao sofrimento onde dar-se a nomenclatura: "transtorno somatoforme", ou seja, desordens emocionais, sensibilidade extrema a dor e ao sofrimento, onde o ser humano ao contato com o sofrer entra em crise de desespero total referente ao sofrimento.
Todavia...
"Analgesia congênita" é o contrário, é uma doença em que o ser humano é insensível a dor, claro que no campo físico, porém, adentra o pisiquê, pois, não há a existência do comando da mente ao que está afetando o físico, o corpo daqueles que possuem esta doença.
Resumidamente, entendemos os extremos no campo do sofrer, de um lado o extremo de ao mínimo de sofrimento causa mais sofrimento por àquele que nada pode enfrentar de sofrimento, e outro, a insensibilidade de nada sentir mesmo ao máximo de sofrer danos físicos!
Claro que JESUS CRISTO sentiu todas as dores necessárias do sofrimento, desde sua infância natural e normal Ele sentiu os sofrimentos necessários da existência humana no corpo de pecado!
Entretanto...
Tudo sofreu, tudo sentiu, mesmo doendo e aguentando com suas duas naturezas Divina e humana, onde as narrações do seu sofrer são bem claras e evidentes na Santa Palavra de DEUS, observe:
01- Batalha espiritual imtensa no Getsêmani (Lucas 22.44);
02- Flagelos (Lucas 23.1-25, João 19.1-17);
03- Caminhada até o gólgota (Lucas 23.26-32);
04- A crucificação (Lucas 23.33-49, João 19.18-37);
05- Morte de JESUS (João 19:28-30).
Como reagimos ao sofrimento?
Acima no texto introdutório observamos que cada ser crucificado demonstra reação ao sofrimento, assim como também os espectadores, a família e amigos, ou seja, todos esboçaram rações perante todo aquele quadro de dor e sofrimento, não vou entrar aqui na meritocracia de quem merecia o castigo exposto, sei que Jesus tinha que pagar mesmo sendo inocente pelos os nossos pecados, pecados estes que merecemos a ira de DEUS, o castigo eterno em que por sua graça e misericórdia foram aos que crêem evitadas!
As reações são bem claras no texto Sagrado, Jesus Cristo totalmente entregue como um cordeiro em imolação, os outros dois em eminente castigo pelos seus pecados condenatórios, mesmo JESUS CRISTO estando como malfeitor nada criminoso lhe foi outorgado, mesmo havendo a condenação por questões judaizantes!
No entanto...
As reações ao sofrimento é que são a questão aqui nesse pacato texto, se você observar os outros dois reagindo, talvez encontre em você não um bandido oficialmente segundo o padrão da lei hoje, mas, encontre em suas reações ao que se refere o sofrimento um condenado justamente aos olhos santos de DEUS, ou seja, como você reage quando no sofrimento está?
Reage causando mais danos, mais sofrimento, se torna áspero, ofensor, acusador, blasfemo, iracundo, vândalo, faz xingamentos, culpa a todos, cria violência, maltrata, mente, fica mais arrogante, orgulhoso, prostitui-se, trai, e etc?
Ou...
Você reage, chorando, orando, assumindo a culpa, tentando concertar, busca ajuda nas pessoas certas, promove a verdade, promove a justiça, arrepende-se, tem humildade, promove a paz, se torna mais fiel, e etc?
Na verdade, somos o que o sofrimento nos mostra em nossa natureza, muito mostra o que somos de verdade!
Cada reação seja num momento ou durante, ou após, ou na insistência da eminência do sofrimento, o que exatamente somos no que reagimos.
Os ladrões reagiram, um blasfemando e esculhambando, o outro mesmo tendo reagido asperamente como narra alguns Evangelhos, arrependeu-se de seus pecados na ocasião do sofrimento.
O que a Bíblia relata sobre o sofrimento?
01- Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
(Romanos 8:18)
pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
(II Coríntios 4:17)
03- Este é o meu consolo no meu sofrimento:
A tua promessa dá-me vida.
(Salmos 119:50)
04- Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas, se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu
pecado algum,
e nenhum engano
foi encontrado em sua boca." Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.
(I Pedro 2:19-24)
05- Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
(Hebreus 2:18)
06- Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!
(II Timóteo 3:10-11)
07- Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
(Tiago 1:2-3)
08- Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
(I Pedro 5:9)
09- Quem é cuidadoso no que fala
evita muito sofrimento.
(Provérbios 21:23)
10- De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.
(I Tessalonicenses 1:6)
Conclusão.
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
(João 16:33)
JCD
Comentários
Postar um comentário