Nossos Getsêmanis, nossos sofrimentos, nossos desafios!

Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: “Orem para que vocês não caiam em tentação”. Ele se afastou deles a uma pequena distância[a], ajoelhou-se e começou a orar: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.[b]


Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. “Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”

(Lucas 22:39-46)


A palavra getsêmani significa “prensa de azeite”, ou seja, local de esmagamento para conseguir o suco da fruta. Era um jardim situado no monte das Oliveiras em Jerusalém hoje conhecida como Israel. Os discípulos preparam a Páscoa, a festejaram e saíram para o Monte das Oliveiras.


Enquanto o primeiro Adão esteve num jardim perfeito desfrutando de perfeição e Paz, e tudo naquele contexto geográfico rezava a idéia em que ele podia viver para sempre sem que não tocasse no que DEUS afirmou que não tocasse, viveria sem nenhuma dúvida um desfrutar de bençãos perfeita!


Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(Gênesis 2:15-18 ARA)


Entretanto, no Getsêmani em sua terminologia já nos avisa o que significa está inserido neste contexto, o significado é bem cristão mesmo: ser esmagado, ser dilacerado, ser quebrantado, ser humilhado, ser moído em todo nosso ser!


As diferenças nos revelam a motivação de onde queremos e devemos estar, provavelmente e naturalmente queremos estar inseridos como o primeiro Adão esteve, desfrutando de bençãos, de paz, de prosperidade, e etc.


Todavia, nem sempre as coisas são como julgamos ser, a nossa ótica é pequena, principalmente ao que se refere ao sofrimento, até porque, o sofrer de cada um é de acordo com que podemos suportar, e ninguém tem total autoridade para saber, e julgar quem está no estágio do Getsêmani, uma pequena prova disso é quando você estiver numa grande luta, e nesta encontrar-se só sem nenhum auxílio de amigos, num abandono só, no silêncio de DEUS e etc. Diferentemente do primeiro Adão que almejamos, que DEUS lhe concedeu ajudadora e todo um jardim perfeito para desfrutar, no Getsêmani é solidão mesmo com amigos próximos, é algumas vezes neste jardim de sofrimento o estado de Jó com seus amigos que o abandonam por terem uma visão errada das lutas e tribulações da vida!


(Jó 19:14) Os meus parentes me abandonaram, e os meus amigos se esquecem de mim.


Com Jesus os seus discípulos fizeram algo que não demonstra tanto companheirismo, dormiram enquanto a hora de JESUS chegava observe:


(Mateus 26:36-46)


Jesus no Getsêmani

Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”. Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.  Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.


Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.


Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora?”, perguntou ele a Pedro. “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”


E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.


Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.


Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”


Jesus no Getsêmani

Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”.


Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: “Aba[a], Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.


Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

(Marcos 14:32-38)


Há muita diferença entre o primeiro jardim, e o segundo jardim, entre o primeiro Adão e o segundo Adão nitidamente na Sagrada Escritura!


Enquanto o primeiro Adão que muitos querem, pois querem apenas as bençãos e não o sofrimento, que querem ser consolados por uma ajudadora, enquanto outro foi consolado por um anjo observe a diferença?!


Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele al­guém que o auxilie e lhe corresponda".

(Gênesis 2:18)


(Lucas 22:43) Foi então que apareceu-lhe um anjo do céu que o encorajava. Foi então que apareceu-lhe um anjo do céu que o encorajava. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava.


Enquanto o primeiro Adão fora consolado por uma mulher, o segundo Adão foi consolado por DEUS lhe enviando um anjo!


Isso nos revelam em que circunstâncias DEUS está com alguém, algumas vezes na vida não é na bonança!


Assim está escrito: 


“O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

(I Coríntios 15:45)


Uma outra situação mais interessante que devemos refletir é que o jardim de sofrimento de cada um é seu próprio e deve ser respeitado, se observarem JESUS estava só mesmo estando com seus discípulos, mas, nessa ocasião fora respeitado naquele momento mesmo estando em um estado de grande sofrimento, porém, há muitas crenças que gostam de afirmar que o sofrimento não para os filhos de DEUS, não é para o salvo, não é para o cristão, acusam que existe algum pecado naquele que está sofrendo, lhe pergunto podemos afirmar que não pecamos? 


"Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós".

(I João 1:8)


Estes ainda afirmam: tem alguma maldição, e etc.


Estes movimentos afirmam o que de fato eles são, são aqueles que negam a verdadeira natureza do que é ser cristão de verdade, até porque JESUS nos disse: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. 

(João 16:33)


A aflição seja em qual grau esteja, ou seja, faz parte do cristão, devemos ter muito cuidado para que os nossos valores não sigam o costume deste mundo deste século, pois o príncipe deste mundo não é Cristo é Satanás

observe: "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 

(2 Coríntios 4:4)


(João 12:31) Chegou a hora de este mundo ser julgado, e agora o príncipe deste mundo será expulso.


Tá chegando a hora hein, fiquem atentos!


Existem muitos que estão cegos pelas coisas deste mundo, estão destruindo e sendo destruídos, os valores são riqueza e glória, fartura o jardim do Éden!


No entanto, DEUS nos revelou outra coisa, aflições para quem segue a Cristo, e quando tem alguma graça comum, que sejam gratos, os valores de um cristão de verdade não está no que ele conquista, mas, no que ele é, em caráter, em devoção, em conduta, e etc.


Todavia, os supostamente cristãos hoje em dia medem uns aos outros pelo que possuem e deixam de possuir, isso é uma heresia cancerígena, uma imundícia, um tumor maligno na alma humana que adentrou nossas igrejas, vivemos um tempo em que só é benção quem possue bens matérias, jardim do Éden, mas, JESUS nos mostrou outra coisa, quem com ele anda carregue a sua cruz, e acredite, não dêem autoridade aquém vir e aspirar as coisas deste mundo, quem mede as pessoas pelo que possuem, estas na provação serão reprovadas!


(Provérbios 17:3) "O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são".


Portanto, aqueles que se esmeram, se inclinam, se glorificam, se satisfazem com as coisas deste mundo, quando este mundo os cobrar poderá acontecer duas coisas:


01- Reprovação total, e desespero nos dias de tempestade e final dos tempos;


02- Apostasia, pelo fato de terem uma ótica totalmente equivocada do cristianismo puro e simples, que não nos anula a conquistarmos, mas, nos anula o caráter e as motivações erradas!


🛐

JCD


Comentários

Postagens mais visitadas