Macho Alfha ou servo de DEUS!?
O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida.



José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: “Venha, deite-se comigo!” Mas ele se recusou e lhe disse: “Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: “Vamos, deite-se comigo!” Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão, chamou os empregados e lhes disse: “Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei. Quando me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa”.
Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José chegasse à casa.Então repetiu-lhe a história: “Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar. Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu”.
Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: “Foi assim que o seu escravo me tratou”, ficou indignado. Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei.
(Gênesis 39: 2-20)
Segundo estudos do universo animal a definição clara e recorrente é esta: "Macho alpha ou macho alfa é uma expressão do ramo da zoologia, usada para descrever um elemento de um grupo de animais que apresenta características dominantes, sendo o líder desse grupo".
"A expressão pode ser explicada porque alpha é a primeira letra do alfabeto grego, o que significa que o elemento que tem essa designação é o primeiro, o mais importante".
"No caso do ser humano, um macho alpha (ou homem alpha) é a designação de um indivíduo dominante e confiante, que exerce uma função de liderança perante outros elementos do grupo. As características do homem alpha permitem com que ele tenha uma elevada capacidade de sedução e conquista. Por outro lado, um macho beta (ou ômega) é visto como um homem não tão confiante, mais submisso, com menos capacidade de sedução".
Observemos a vida do servo de DEUS piedoso, santo, José do Egito, na ótica do hoje, esse seria visto como as definições atribuídas aqui, ou até pior, seria o servo de DEUS José um BETA ou ÔMEGA?
Logo no decorrer deste pacato e alfa texto descobriremos!
A verdade é que o texto no significado do que seria um "homem" animal, ímpio e etc.
Segundo o padrão deste mundo hoje, é o sedutor, o "Alain Delon", um "Zé Bonitim", entre outros! Aquele tipo de homem que faz as mulheres "caírem aos seus pés!
Segundo pesquisas os machos da espécie Leucophaea maderae, por exemplo, usam seu perfume para atrair e conquistar as fêmeas como a espécie dos Lêmures e etc.
Isso nos relatando que no universo animal irracional a competição é quem será o mais alfa!
Quanto ao ser humano, a coisa é um tanto complicada, até porque o ser humano é um ser pensante, de raciocínio, e mesmo que use das ferramentas sejam espirituais ou de sedução, ou emocionais, para este fim, quem em raciocínio normal, não se permitirá deixar conduzir por caráter de indivíduos sem confiança nenhuma, ou seja, pessoas que o fim e objetivo é seduzir, e executar suas motivações sexuais são perigosas!
O Brazil é um país que transpira sensualidade seja do sexo masculino, ou do sexo feminino, é evidente no contexto artístico, em propagandas, em novelas, festividades, músicas e etc. O clima tropical, o DNA dos brasileiros tudo contribui com o pecado, entretanto, cobrar compromisso neste contexto é bem desafiador, seja para os casais, seja para quem namora, seja em qual compromisso no campo do relacionar esteja, mas deve-se agradar a DEUS e não aos homens!
Segundo estudos da “Radiografia da Infidelidade e Infiéis no Brasil”, realizados em 2022, mostram que oito em cada 10 pessoas já traíram em relacionamentos monogâmicos, colocando o Brasil como o país mais infiel da América Latina, seguido por Colômbia, México, Argentina e Chile.
Chupa esse limão, sem fazer careta?!
A questão da infidelidade, não é apenas no ponto da sexualidade, este ponto demonstra que a natureza do brasileiro(a) é tendenciosa a traição, e em sua natureza, se dar bem em todas as questões da vida é uma busca incessante, todavia, existem exceções mais estas bem raras!
O brasileiro é bem maledicente, tudo julga a partir da malícia, e muitas vezes a partir dos pecados que vivem e convivem, o ambiente que estão inseridos, muitas vezes o faz agir e pensar assim no dia a dia!
Escândalos, desconfianças, e coisas deste tipo são rotineiros na vida da maioria dos brasileiros.
Entretanto, o texto Sagrado nos relata a vida de José, não sei em que categoria de macho esse servo de DEUS seria questionado hoje?
Sei que ele seria criticado, isso tenho plena certeza!
A Sagrada Escritura deixa claro quem foi José!
Observe:
01- DEUS estava com José;
02- DEUS fez de José um instrumento honroso em sua presença;
03- DEUS agiu na vida de José para que os homens observassem hoje com que tipo DEUS pode contar para sua grandiosa obra;
04- DEUS exaltou José num contexto em que o pecado seria algo normal e natural;
05- José sendo formoso, não usou da sua formosura para seduzir, por isso DEUS se agradou dele!
06- DEUS não esqueceu do piedoso José, seu servo!
É melhor ser Servo de DEUS que macho Alfa, porque o que está nesse percurso é o viver para glória de DEUS, e não dos homens!
Algumas indagações para pensarmos, e questionarmos?
01- Será que um homem de DEUS deixa de ser homem, porque foge das tentações e seduções?
02- Um homem de DEUS tentado, e assediado, deve ser mirado, e alvo de chacotas, brincadeiras maliciosas quando este foge de tais situações?
03- Um verdadeiro homem de DEUS, foge ou corre para cima do pecado, o banquete oferecido a ele?
04- Os homens precisam aprender esse princípio de José do Egito, fugir para não cair!
05- Se cair, que DEUS tenha misericórdia, pois, as "pedradas" para quem cai, são bem maiores e numerosas, do que para quem foge!
José escolheu não pecar, José sentiu a natureza clamar pelo prazer mais não se entregou, fugiu!
A pergunta é: O que fazer, e como agir nas investidas tentadoras?
Fugir!
E fugir, não o fará menos homem que outros homens que vivem sem conseguir fugir do pecado, um homem de DEUS não é menos homem, ou um não homem, um invertido, por procurar ser piedoso, santo, e querer agradar a DEUS o glorificando fugindo das tentações!
Há muitas maneiras de FUGIR da tentações:
01- Deixando o lugar de tentação;
02- Repreender quem o estar colocando em sedução a vida dos outros;
03- Relatar a liderança que seja piedosa e não conivente com o pecado, quem está seduzindo, e colocando a vida espiritual do alvo em risco;
04- Se casado(a), comunicar também ao cônjuge;
05- Não confiar na sua própria capacidade;
06- Bloquear, afastar-se, deixar de conversas íntimas com quem está seduzindo;
07- Quem teme a DEUS respeita DEUS, a sua igreja, seu cônjuge se for casado(a), e algo interessante, não é bom dar ouvidos, ou razão a quem seduz, e na sedução ainda tenta manipular famílias, igrejas, amigos, se vitimizando no que fez e faz, lembre-se?
O que está sendo tentado, seduzido(a) é a vítima, então, não acredite no VITIMISMO de quem vive a seduzir, a colocar em tentação a vida dos outros.
José fugiu da mulher de Potifar não foi porque ele era mais ou menos homem, na verdade José tinha a promessa de DEUS de o glorificar, de ser um homem de DEUS de verdade, configurar José a um perfil destes do hoje, é simplesmente diminui-lo, pois algo maior, e mais sublime estava em questão, ou seja, José, assim como homens de verdade, sem desvio de caráter devem ser honrosos, devem ser tementes a DEUS, devem ser exemplo, e não caracterizado como um qualquer que por sua vez esboça e expressa, caráter duvidoso que não trás segurança, Alfa e Ômega só Jesus Cristo, que como homem nos mostrou como se comportar como homem, e com o sexo oposto!
Se os ímpios cancelam, reprovam, chacotam, e etc. Estes não são exemplos, exemplo é o que DEUS definiu segundo a Sagrada Escritura!
O rei Davi tem sido no aspecto do seu pecado com a mulher de Urias, exemplo para muitos desconhecedores da verdade de DEUS exemplo para pecar, muitos que caem no pecado querem usar Davi como o objeto de sua explicação, defesa, e etc.
Porém, Davi quando confrontado pelo profeta Natã, não faz como muitos ultilizadores do seu nome para pecar o fazem, este por sua vez Davi assumiu o seu pecado, não ficou tentando justificar seus erros, seus pecados com exemplos de outros, mas, confessou e deixou, e assumiu as consequências.
2 Samuel 12
E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. “Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre”.
Então Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! 6 Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”. “Você é esse homem!”, disse Natã a Davi. E continuou: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda. Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
“Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’”. Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor!” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor[a], o menino morrerá”. Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentaram: “Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura!” Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: “A criança morreu?”
“Sim, morreu”, responderam eles.
Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe perguntaram: “Por que ages assim? Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes!” Ele respondeu: “Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim”. Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. O Senhor o amou e enviou o profeta Natã com uma mensagem a Davi. E Natã deu ao menino o nome de Jedidias[b]. Enquanto isso, Joabe atacou Rabá dos amonitas e conquistou a fortaleza real. Feito isso, mandou mensageiros a Davi, dizendo: “Lutei contra Rabá e apoderei-me dos seus reservatórios de água.Agora, convoca o restante do exército, cerca a cidade e conquista-a. Se não, eu terei a fama de havê-la conquistado”. Então Davi convocou todo o exército, foi a Rabá, atacou a cidade e a conquistou.A seguir tirou a coroa da cabeça de Moloque[c], uma coroa de ouro de trinta e cinco quilos[d]; ornamentada com pedras preciosas. E ela foi colocada na cabeça de Davi. Ele trouxe uma grande quantidade de bens da cidade e trouxe também os seus habitantes, designando-lhes trabalhos com serras, picaretas e machados, além da fabricação de tijolos. Davi fez assim com todas as cidades amonitas. Depois voltou com todo o seu exército para Jerusalém.
Lembre-se homem!
Se tem uma fama que não é boa para os homens de DEUS é ser um imoral, um que se deixa cair nas tentações!
Hoje homem!
O mundo te aplaude pelo fato de você se achar o "homem Alfa", ser o sedutor, ou o pegador, e predador das mulheres, no entanto, é melhor o céu aplaudindo os homens de DEUS, que o inferno de sofrimento eterno!
🛐
JCD
Comentários
Postar um comentário