É preciso ver, enchergar, para crer, acreditar?

Reflita Comigo...

Um dos discípulos, Tomé (o Gémeo), não se encontrava ali com os outros. Mais tarde, quando os outros discípulos lhe contaram: “Vimos o Senhor!”, ele replicou: “Não acredito, a não ser que veja as feridas dos pregos nas suas mãos, ponha nelas os meus dedos e toque com a minha mão na ferida do seu lado. Passados oito dias, os discípulos estavam outra vez juntos. Nessa ocasião encontrava-se Tomé também presente. As portas estavam fechadas mas, tal como antes, Jesus apareceu no meio deles e disse: “Paz seja convosco!” Depois disse a Tomé: “Coloca o dedo nas feridas das minhas mãos e a tua mão no meu lado. Não sejas descrente. Acredita!”

“Meu Senhor e meu Deus!”, exclamou Tomé.

Então Jesus observou: “Crês porque me viste! Felizes os que não me viram e, mesmo assim, creem.”

Os discípulos de Jesus viram-no realizar muitos outros sinais além dos registados neste livro. 31 Estes vêm aqui descritos para que creiam que ele é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida em seu nome.

(João 20:24-31)

É preciso ver, enxergar para crer?

Bom!?

A motivação, a intenção do texto Sagrado entre JESUS e os discípulos, em especial Tomé, é que aprendamos a importância de crermos antes de vermos, isso chama-se fé, o que é fé?

01 “Sem fé é impossível agradar a Deus.”

(Hebreus 11:6)

02- “Assim também a fé, se não tiver as obras, está morta em si mesma.”

(Tiago 2:17)

03- “Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um seja encontrado fiel.”

(1 Coríntios 4:2)

04- “Tudo o que não é da fé é pecado.”

(Romanos 14:23)

05- “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.”

(Hebreus 11:1)

“Porque andamos por fé, e não por vista.”

(2 Coríntios 5:7)

Não estou aqui afirmando que Tomé não teve fé, estou afirmando que ele precisou enxergar, comprovar o que estavam dizendo a respeito da ressurreição de Cristo, o contexto nos apresenta que estavam desanimados, e sem esperança antes da aparição de Jesus, então é provável que a incredulidade cercasse seus corações, um caminho para muitos de apostasia.

Alguns podem nesse posicionar-se de fé, de ver para crer, chegar ficar impossibilitado(a) de acreditar de fato no Senhor, ou seja, podem não perceber a presença Dele mesmo Ele estando no meio, no mesmo ambiente, porém, não foi assim com Tomé ele não enxergou como os outros, ele examinou suas feridas para comprovar o que estava enxergando!

No caminho de Emaús é uma prova contundentes destes corações sem ânimo, desanimados, observe que estes discípulos estavam comentando todo o ocorrido que acontecera com a expiação de Cristo, observe?

Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.

No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;

mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.

Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos.

Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? "

"Que coisas? ", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;

e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.

Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro

e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.

Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram".

Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "

E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.

Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles.

Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.

Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.

Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? "

Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos,

que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! "

Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão. 

(Lucas 24:13-35)

A ótica toda desse texto é muito semelhante ao que Tomé e seu examinar a ressurreição de Cristo nos mostra, que os discípulos de Emaús estavam lembrando de muitas coisas, mas não o reconheceram de imediato, ou seja, fora necessário que ao partir do pão eles lembrassem que tais palavras e gesto lhe abrissem os olhos na iluminação da verdade de DEUS.

Lhe pergunto?

Moisés quando deparou-se com o mar diante de si, e da responsabilidade da nação que com ele estava esboçou reação incrédula?

Para minha pequena opinião não!

Moisés, desde o encontro com DEUS na sarça ardente fora trabalhado e discipulado por DEUS para não ter dúvidas de absolutamente nada do que DEUS faria, semelhantemente os discípulos de JESUS, foram trabalhados observando milagres e maravilhas, palavras, mas, a morte e ressurreição era para estes e para muitos ainda algo desafiador, pois as discussões e crenças da época eram debatidas e sabe lá se não havia ainda grandes dúvidas?

Crença incrédula a ressurreição e correção de JESUS:

Então, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele e perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse mulher, e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele e suscitasse descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou mulher e morreu sem deixar descendência; e o segundo também a tomou, e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro, da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dos mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos nos céus. E, acerca dos mortos que houverem de ressuscitar, não tendes lido no livro de Moisés como Deus lhe falou na sarça, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é de mortos, mas sim é Deus de vivos. Por isso, vós errais muito.

(Marcos 12:18-27)

Evidências de ressurreição pública, observe:

E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o Filho de Deus.

(Mateus 27:52-54 ARC)

Portanto, para crer não é necessário ver, pois: "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram". (João 20:29) Ou seja, se Jesus hoje estivesse conosco no barco, e Ele por sua vez dormindo, descansando para as batalhas que vinham a frente, muitos de nós naquela tempestade reagiria de que maneira? "Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram. E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo. Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo: — Senhor, salve-nos! Estamos perecendo! Então Jesus perguntou: — Por que vocês são tão medrosos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e tudo ficou bem calmo".(Mateus 8:23-26 NAA) Tenho inteireza no meu coração que agiriamos muito piores que os discípulos presentes naquela embarcação, agiriamos como pessoas acusadoras o chamando de "preguiçoso", "só faz dormir", "não faz nada", "a culpa é dele" e etc! Essa é a verdade, nós somos muito piores do que nos enchergamos na lente da verdade, ou seja, precisamos de fato crer, mesmo quando nada acontece!

🛐

JCD


Comentários

Postagens mais visitadas