Esse Remédio É Bom!

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
(Provérbios 17:22)

Quase toda totalidade do ser humano necessita de bons remédios, ou seja, o remédio é antídoto para aliviar dores, para curar doenças em alguns casos, e fortalecimento quando este é do campo do vigor logo salutar ao corpo humano!

Todavia, no campo dos relacionamentos da vida humana necessitamos de relacionamentos saudáveis, e relacionamentos saudáveis nem sempre é como julgamos, ou na nossa ótica, por exemplo: 

Fiéis são as aferidas feitas pelo que ama, mas os beijos do que odeia são enganosos.
(Provérbios 27:6)

Observe está indagação?

Saudáveis são as feridas que o amigo faz, ou seja, aquele que verdadeiro amigo é fala, mostra, indica a verdade onde muitas vezes causa feridas, ou mesmo toca na ferida já feita não com a motivação errada, e nem mesmo sendo cruel, mas a intenção é que o amigo seja curado, vejamos, para curar feridas depende muitas vezes em temos que supurar, espremer o pus das feridas inflamadas, e provavelmente terá que tomar remédios para combater e sarar a inflamação, assim como colocar sobre as feridas remédio para ajudar na cicatrização!

Na Bíblia Sagrada eram usados como remédio bálsamo de Gileade, vinho, azeites entre outros para curar e sarar ferimentos e combater outras doenças.

No entanto, há remédios que devemos tomar de forma preservativo no campo dos relacionamentos, no campo do caráter, e etc.

Vejamos alguns?

O remédio chamado ARREPENDIMENTO: Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
(Atos dos Apóstolos 3:19)

O remédio EXCLUIR-SE de pessoas tomadas de confusões e conflitos: Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos.
(II Coríntios 7:5)

O remédio chamado NÃO SE ENVOLVER EM MÁS COMPANHIAS!
Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes".
(I Coríntios 15:33)

O remédio chamado NÃO FALAR MAL DOS OUTROS é um bom remédio para quem fala demais, e esquece, que falar mal das pessoa trás consequências gigantescas para a saúde da alma e da vida!
Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.
(II Timóteo 2:16)

O remédio VERGONHA é um bom antibiótico para quem gosta de fazer o mal, isso aconteceu com Adão e Eva que tomaram esse antibiótico, quando pecaram desobedecendo a DEUS!

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Mas o Senhor Deus chamou o ho­mem, perguntando: "Onde está você?"

E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".
(Gênesis 3:8-10)

Ou seja, se fôssemos traçar aqui variedades de remédios para vida humana tomar em relação a sua alma e o trato com o próximo seriam muitos, inúmeros!

Observe está parábola e imagine qual é o seu perfil, e que tipo de tratamento você gostaria de receber caso fosse surpreendido em uma situação ruim?

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

“O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus.“Como você a lê?”

Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’[a] e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’[b]”.

Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.

Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”

Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.

E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.

Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

No dia seguinte, deu dois denários[c] ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

“Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”

“Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.
(Lucas 10:25-37)

Imagino que você gostaria de ser tudo que se refira ao que seja bom e salutar, porém, você deve ser sincero e não enganar-se caso esteja tentando camuflar seu problema!

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
(Romanos 12:21)

Afastem-se de toda forma de mal.
(I Tessalonicenses 5:22)

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.
(Gênesis 6:5)

Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz.
(Tiago 4:11)

Não se pertube! Há um remédio para você e este não falha nunca é JESUS CRISTO!

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
(Mateus 11:28)

Portanto, o que devemos nos ater e que remédios devemos tomar, que remédios devemos nos tratar para que possa ter uma vida salutar?

Algumas vezes na vida devemos tomar precauções com o nosso andar, nosso caminhar, com nosso caráter, com nosso convívio, e com quem estamos convivendo, e se estamos convivendo bem de forma saudável.
J.C.D

Comentários

Postagens mais visitadas