Um mandacaru cheio de problemas!

Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: "Eis o homem!"
(João 19:5)

O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.

Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.

Um Madacaru cheio de problemas é refletido nos seus espinhos da planta, ou seja, podemos refletir que cada espinho seja uma dificuldade que enfrentamos, uma limitação, lembra do espinho na carne do Apóstolo Paulo?

E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
(II Coríntios 12:7)

Pois é meu caro, nessa vida temos muitos espinhos que termos que lidar com elas, alguns dá para arrancar, outros iremos ter que conviver até o fim de nossas vidas!

Certa vez morando na cidade de Quixadá-Ce onde pastoriei com privilégio dado por DEUS uma igreja, num certo bairro, lá encherguei uma casa grande que pelo caminho que fazíamos tínhamos que ali passar, eu particularmente percebi de forma mais clara que nesta casa existia um mandacaru, um tão grande que quem fosse atrevido inventasse de pular aquele muro ou mesmo tentar subir aquelas paredes, o mandacaru fazia proteção de tal forma que sua imponência é potência na guarda daquele lugar não precisaria na minha ótica de proteções modernas, pois, o atrevido que se atravesse iria ao tentar roubar aquela casa se enganchar e se ferir, se não morrer de tantos ferimentos de tantos espinhos lhe ferindo!

Ou seja, temos muitos espinhos em nossas vidas, dores, faltas, traumas, e até cicatrizes dos enfrentamentos da vida, porém, devemos ter o devido cuidado com uma coisa no campo espiritual, procurar meios para não invadirmos lugares no nosso ser que só DEUS pode resolver, ou tomarmos decisões nessa vida que nos submetam a ferimentos profundos e morramos!

O mandacaru é assim, cheio de espinhos, mas também deste surgi uma flor linda, um fruto comestível, que nos remete a refletir que uma vida cheia de problemas e desafios pode sim na dependência de DEUS produzir uma flor linda, e um fruto para alimento, até porque alguns já se alimentaram deste fruto do cacto cheio de espinhos!

Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas,
e você terá que alimentar-se
das plantas do campo.
(Gênesis 3:18)

Geralmente a flor do mandacaru são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30 cm de comprimento.

Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar.

Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga.

Ou seja essa planta do sertão nordestino convive em perfeita harmonia com a caatinga e seus seres que ali convivem!

Muitas pessoas nos relacionamentos estão dormindo abraçadas ao mandacaru, ou seja, num infeliz relacionamento espinhoso, imagine-se sem roupas amarrado num mandacaru, que sensação horrível, muitos estão vivendo isto no campo do relacionamento, quando aproxima-se para abraçar, abraça um mandacaru, quando tenta um beijo beija o mandacaru, quando tenta ser amoroso estar amando carinhosamente um mandacaru espinhoso, que relacionamento é esse então, é o relacionamento em que a criatura deixou-se prender pelado(a), sequestrado num mandacaru bem perigoso, alguém pode mudar este quadro você mesmo, se acha que o mandacaru do qual relaciona-se tem como limpar os espinhos, então continue vivendo e limpando, se você acha que este(a) não tem jeito só vive a te trair então é bom repensar se dar para conviver amarrado a este mandacaru, querido(a) o seu valor estar em você dar o devido crédito a DEUS em sua vida, comece tudo de novo se achar que deve, mas não esqueça para você ser feliz em seu relacionamento você precisa o mais rápido possível escapar do mandacaru que existe em sua própria natureza.

Assim diz o Senhor
ao povo de Judá e de Jerusalém:
"Lavrem seus campos não arados e não semeiem entre espinhos.
(Jeremias 4:3)

Como seria escapar do mandacaru um que seja bem auto e espinhoso?

O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que o espinhal; veio o dia dos teus vigias, veio a tua visitação; agora será a sua confusão.
(Miquéias 7:4)

É claro que escalando pelado(a) não é um bom caminho a fazer, mas talvez serrando-o com o que te prende seja necessário, ou seja, tem coisas nos relacionamentos e na vida que necessitam mesmo que venham ferir cortar se cortando, pois alguém que tente sair do mandacaru onde esteja preso para sair vai rasgasse completamente, mas faz-se necessário cortar o tal relacionar!

Muitos homens e mulheres estão vivendo aventuras mandacarus bem espinhosas, traindo seu cônjuge com mandacarus da vida isso não é bom, lembre-se para liberta-se de um relacionamento mandacaru vai se machucar seja com quem esteja relacionando-se seja com quem esteja traindo no relacionamento.

Devemos nos ater que nos relacionamentos madacarus da vida, a flor e o fruto podem ser bonitos e matar a fome, mas feri, e mata sua alma, seu ser, sua espiritualidade!

JESUS recebeu espinhos para nos mostrar o quanto é doloroso a vida de pecados, e mesmo quando encravaram espinhos Nele não podemos deixar de enchergar a beleza da flor Nele, e da beleza do fruto Nele, beleza da flor porque CRISTO exalalou o bom perfume de DEUS! (II Coríntios 2:15-16)

E do fruto porque quem comer da sua verdade revelada na cruz terá vida eterna Nele!
(I Coríntios 11:27)

Quero lembrar a você meu caro leitor que CRISTO recebeu todos os espinhos nesta vida humana, desde rejeições até espancamentos, e isso tudo para que no nosso mandacaru diário de vida encontrássemos Nele conforto e descanso.

Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!"
(Mateus 27:28-29)

J.C.D. 

Comentários

Postagens mais visitadas