Minha pedra de Jacó, Meu travessereiro!

Jacó partiu de Berseba e foi para Harã.

Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. To­mando uma das pedras dali, usou-a como traves­seiro ­e deitou-se.

E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcan­çava os céus, e os anjos de Deus subiam e des­ciam por ela.

(Gênesis 28:10-12)

Ao sair do meio de sua casa paterna após grande turbulência com seu irmão Esaú, Jacó partiu com uma esperança, com uma bênção dada por seu pai, com um erro da forma como se apoderou da benção e etc.

Percebemos essa benção e despedida oferecida e transferida pelo seu pai Isaque nos versos do capítulo 28:3-5,ou seja, Jacó partiu para servir o seu tio Labão, porém, no meio da viagem observa-se que ele dá uma parada para um descanso, saindo ele de Berseba em direção a Padã-Arã conforme previsto e aconselhado por seu pai!

Nesta parada para descansar Jacó escolhe uma pedra como travesseiro diante de tantas pedras, tais pedras que ali estavam poderiam de alguma forma signicar os obstáculos, provações que iriam vir logo adiante na tutela do seu tio, entretanto, é de suma importância atermos para tudo em volta de Jacó, principalmente que além das dificuldades que já possuia enfrentada por causa da benção tomada do seu irmão, de uma família dívida onde nesta divisão a mãe tem preferência por Jacó e o pai por Esaú tipificando assim que DEUS desde o ventre selecionou Jacó e Esaú rejeitou assim afirma o Apóstolo Paulo vejamos: "E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela:
O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito:
Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú". (Romanos 9:11-13)

A pedra que Jacó fez de travesseiro pode muito bem nos oferecer uma reflexão, onde podemos perceber que essa Pedra selecionada como travesseiro seria assim o Cristo a Rocha Eterna que oferece descanso para aqueles que se consideram cansados e oprimidos leiamos:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28)

Em se tratando de tempestades, turbulências da vida pregressa, problemas creio que Jacó e sua família viviam cheios, pois uma casa dividida dá canseira, fatiga, e muito gasto de energia desnecessário perante os conflitos, e muitas vezes disputas infrutíferas! 

JESUS é além dessa Pedra (Salmos 118:22, Atos 4:1,Marcos 12:10, Apocalipse 21:11) de descanso, e Rocha (II Timóteo 2:19) inabalável, Ele também remove pedras para podermos ressuscitar para  uma nova vida Nele observe: "Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste.E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. (João 11:39-44)

Tomando umas das pedras Jacó fez dela um travesseiro, Jacó ao descansar na pedra, dormindo profundamente teve um sonho interessante, sonhou ele com uma escadaria onde anjos de DEUS subiam e desciam, e provavelmente estes anjos iam e voltavam diante de DEUS, interessante que Jacó teve essa visão surpreendente, sobrenatural, e relevante, tudo isso com a cabeça numa pedra, o travesseiro de Jacó, estas pedras que ali estavam cada uma de sua forma todas de origem e experimento deluviano, ou seja, a tal pedra travesseiro fora por Jacó selecionada para sua cabeça e com certeza com o tamanho ideal para que pudesse dormir e sonhar com os anjos, algumas vezes na vida de tribulações queremos dormir profundamente e com privilégio de DEUS sonhar com o Céu, se refugiar em DEUS, sonhar com os anjos que ministram na presença do Todo Poderoso e Senhor! 

Afirmo que muitas vezes prefiro o chão e algo como travesseiro na cabeça, dependendo do lugar se for muito quente, o chão frio e algo sólido para cabeça é o necessário para o descanso de uma vida atribulada, o próprio JESUS dormia em algo sólido no barco em meio a tempestade leiamos: "De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia". (Mateus 8:24)

Dormir em algo sólido nos oferece o ensino que devemos descansar em CRISTO JESUS, confiar Nele, mesmo em tempos de grandes turbulências da vida!

Aprendemos que muitos travesseiros nos são oferecidos, todavia, o melhor é o que DEUS nos oferece, e há dias que necessitamos de ombros, mas ainda o melhor ombro a reclinarmos a cabeça é o de JESUS: Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” (João 13:25)

Afirmo que uma pedra de Jacó é um lugar de consolo pois JESUS quando está sendo essa pedra para descansar a cabeça emcontramos o descanso, no entanto, não me atreveria a ser como Jacó, aliás nem me compararia aos heróis da fé, quem sou eu, e ainda nem me atreveria a pelear, gladiar, lutar, brigar com um anjo, e muito menos com o ANJO do Senhor, quem sou eu?!

Na verdade devemos a cada dia crer que JESUS já nos garantiu a eterna morada de descanso, já nos deu um novo endereço, porém, se eu ao menos estiver numa praça da Nova Jerusalém, e se ainda me alimentar de longe apenas vendo os melhores na mesa de Abraão, Isaque, e Jacó, já estou hipersatisfeito, estou abençoado, pois se nessa praça tiver uma pedrinha de Jacó para colocar a cabeça sou eternamente agradecido, embora sei que o meu desejo aqui expresso é mera imaginação baseada num coração que deseja por privilégio estar no Reino de JESUS!

Que o nosso desejo seja o descansar na Rocha inabalável, na pedra angular, na solidez de nosso SENHOR JESUS CRISTO.
J.C.D.

Comentários

Postagens mais visitadas