Agonia momentânea!!
"Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e lhes disse: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar".
Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal.
(Mateus 26:36-38)
"Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?"
(Mateus 27:46)
Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal.
A luta de Jesus (em grego: agonia), orando e se submetendo a Deus antes de aceitar seu sacrifício, no Getsêmani também denota um estado de espírito atualmente chamado de agonia.
Estamos certos que não passaremos nenhuma "unha" sequer do que Jesus passou, mais toda agonia que passamos, toda esta labuta, também nos faz lembrar deste momento que ocorreu com o nosso Senhor Jesus Cristo e nos ensina, entretanto, a narrativa bíblica de João nos mostra momentos terríveis de grande agonia, e quem já o teve de forma mais "genérica", sabe bem a incapacidade humana de acrescentar uma hora que seja para obter paz, as especulações são grandes neste campo, tem gente que fica a julgar, afirmando que: "este está em pecado", ou "O que fez este para que esteja assim"?
Porém, o texto narra, que Jesus além da agonia que passara, por saber sua hora da morte chegando, também houve outros eventos terríveis e de sufoco, o fato de saber que Judas era o traidor, ver este discípulo levar as autoridades e com um beijo entregar seu mestre, ver, corrigir, e fazer um milagre, quando Pedro arrancou a orelha do soldado judeu, ser levado mesmo sabendo que poderia usufruir dos anjos para acabar com tudo naquele momento e etc; e não fez!
A questão é que tudo isso pode nos acometer sendo num nível mais fraco, sabemos quando o "sapato aperta", e que ninguém a semelhança dos discípulos não tem forças para ajudar, ou dormem!
A verdade é que passamos por estes momentos, que somos extremamente limitados, e o pior, ainda tem gente que se diverti com a desgraça alheia, ao que parece ninguém deu uma palavra de incentivo a Jesus Cristo neste momento de turbulência, mais lhe pergunto: quem daria?
Se vemos alguém sendo traído, capturado, e levado para ser julgado pelas autoridades?
Se você ou eu mesmo recebemos algum incentivo, estamos bem melhores que Cristo neste aspecto, pois o conforto de Jesus veio do alto céu, que mesmo pedindo para passar dele aquele cálice de sofrimento, houve a ação celestial em relação a entrega de Cristo quanto ao seu sofrimento sacrificial, amados, não quero ser exagerado, mais avaliemos o nosso dia a dia cristão?
Se partirmos para o amor profundo mediante a palavra de Deus, temos, e deixamos a desejar, pois desconheço alguém ainda que carregue as cargas de sofrimento um do outro, chorar com os que choram parece "gibi" fantasia e história da carochinha, conto de fadas, e etc.
Na verdade, o que vivenciamos é parcial e incompleto, ainda não vi verdade nisso, e nem uma comunidade inteira de amor parar para chorar os problemas dos outros se não num velório e olhe lá?
É muito parecido com Jesus Cristo e seus discípulos que o abandonaram, e ainda Pedro que dissera que ia até a morte com o seu Mestre, na verdade devemos começar a admitir nossa incapacidade e fraqueza, como irresponsabilidade, e trilhar para sermos mais humanos uns com os outros, devemos tratar de nos arrepender de certos comportamentos individualistas e sermos mais próximos do nosso próximo!
J.C.D.
J.C.D.

Comentários
Postar um comentário