A sanguessuga!

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.
Filipenses 4:8-9

A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!
(Provérbios 30:15)

O que seria uma máfia?

Pelas pesquisas feitas cheguei a conclusão que uma máfia pode ser de qualquer tipo e padrão, ou seja, um grupo que se organiza com fins lucrativos e perfil dominador, no entanto, uma máfia é bem mais conhecido no campo de nobreza e grande elegância, estes tem até infiltrações desde instancias federais, políticos, religiosos, e em tudo que se tenha oportunidades para obterem o poder, uma máfia sanguessuga seria um grupo que suga até o que o outro não tem como fazem aqueles que não tem piedade do povão, mas querem viver requintados de luxo do lsuor e sacrifício dos outros, digo sacrifício, porque muito o que se produz é sacrficante, e não se produz muita coisa não, pois, uma vez que nos hipnotizam com favores e promessas que se cumprem e outras não, ficamos numa hipnose que parece eternizada para aqueles que se acostumaram com o sacrifício que enriquece os da máfia.

Uma sanguessuga é um anelídeo da classe ou infraclasse Hirudinea (antigamente chamados Aquetas, ou seja, sem cerdas, contrariamente às outras classes ou infraclasses do seu filo) que se alimenta de sangue de outros animais (hematófago).

São animais hermafroditas, não possuem cerdas e possuem ventosas para sua fixação.

A palavra Hirudinea vem do (latim hirudo) sanguessuga.

As sanguessugas produzem uma substância anticoagulante denominada hirudina.

Existem mais de 500 espécies.

No estado brasileiro do Rio Grande do Sul estes animais são popularmente chamados de chamichungas.

O corpo da sanguessuga é achatado e afunilado na extremidade anterior, formando a cabeça, e ainda possui a ventosa anterior que circunda a boca.

A ventosa posterior está localizada ventralmente, e é maior que a anterior.

Possui 32 segmentos (anéis) no seu corpo.

O clitelo (uma estrutura) não é visível, exceto na época da reprodução.

O seu comprimento vai de 6 a 10 cm; a maior sanguessuga do mundo é a Haementeria ghilianiiamazônica que mede 30 cm.

As cores mais comuns são o negro, o marrom, o verde-oliva e o vermelho.

Alimenta-se do sangue das suas vítimas, podendo ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume.

Ao aderir ao corpo do ser vivo de que se alimenta, de forma secreta um anticoagulante isere que leva o sangue a circular sem estancar.

A sanguessuga não é apenas hematófaga, muitas espécies podem ser predadoras alimentando-se de vermes, caramujos e larvas de insectos, além de matéria orgânica.

Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce.

Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. 

Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas.

Preferem lagos, lagoas, rios calmos de água quente.

Até ao século XIX, as sanguessugas eram utilizadas na medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias).

Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais.

Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua ação sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.

Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional.

A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional. 

Antigamente elas eram usadas para curar as pessoas e também tirar o veneno do sangue das pessoas.

A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta!
(Provérbios 30:15)

Vemos aí que uma sanguessuga tem função natural na natureza, mas o que dizer daqueles que são como sanguessugas de forma bem negativa, e que vivem a sugar dos outros sem fazerem nada, e ainda exigem que outros o façam cobrando assim resultados?

É, vivemos em tempos que muitos de nós já não quer fazer nada mais, queremos tudo "de mão beijada"; também existem aqueles sanguessugas que não ajudam em nada tendo condições de ajudar em tudo e nos deixam morrer anêmicos sem um pingo de sangue, sem nada mesmo, mas vemos que a sanguessuga original teve sua contribuição saudável e por muito tempo!

Há, quanto a este aspecto fossemos benéficos como as originais sanguessugas, que sanguessugas seriamos, entretanto, não, só pensamos em nós mesmos num sentimento egoísta de pensarmos apenas em nós mais o outro nada!

— O Rei, respondendo, lhes dirá: "Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram."
(Mateus 25:40)
J.C.D.

Comentários

Postagens mais visitadas