Amigos de festa!
Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas.
Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!"
Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?"
Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo.
Quando o viram a distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou seu manto e colocou terra sobre a cabeça.
Depois os três se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento.
(Jó 2:9 á 13)
......................................................................................................
Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.
Depois que o Senhor disse essas palavras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei a vocês o que merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó".
Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó.
(Jó 42:7-9)
......................................................................................................
Após muitos e longos diálogos, muitos questionamentos, muitas conversações, os amigos de Jó fazem o que muitos amigos fariam, aconselhar que se levantasse contra DEUS, entretanto, pior do que isto foi a mulher de Jó, esta por sua vez de característica mais materialista e capitalista, com resquícios de desespero pelo fato acontecido, neste ápis de loucura aconselha Jó amaldiçoar a DEUS, coisa não muito verdadeira e capaz de acontecer digamos assim, pois quem pode amaldiçoar DEUS?
É uma tolice de quem estava perdendo tudo pensar e aconselhar de tal maneira, porém, além de Jó está totalmente atacado pelo DIABO, ainda tinha que está parcialmente sozinho, pois não podia contar com filhos, esposa, e amigos neste momento, a mulher de Jó uma rixosa de carteirinha, os filhos mortos no momento de um baquete na casa de um irmão, amigos de festa, que de fato a princípio se revelam "bons" amigos, mas falham com sua amizade este é o quadro lamentável de Jó infelizmente naquele dado momento, nós seres humanos que somos temos muitos tipos de "amizades", no entanto, temos que ter cuidado com "amigos de festas", estes duram o tempo da festa, ou seja, não tendo festa, não tem amigos, não tendo dinheiro para ir ás festas não tem amigos para que lhe paparique, ao que tudo indica Jó tinha amigos, e estes de forma limitada, onde condicionou-se ao desespero de estar na mesma condição de Jó quando perdeu absolutamente tudo, mas não há nada indicando que estes amigos tivessem dito a Jó que o ajudaria a sair daquela situação, na verdade ficaram falando um montante de coisas que naquele momento ofendeu a DEUS e que nada ajudou, os amigos de festa são passageiros, libertinos, e de caráter duvidoso, nestas "festinhas" de amigos temos que ter muito cuidado, pois numa festa se manisfesta muitas intenções e motivações, e quem é tolo na festa será vítima com certeza.
Na verdade Jó tinha um amigo em potencial, e era DEUS, este além de conhecê-lo profundamente, lhe livrou de armadilhas e estas são:
Filhos que apenas desfrutavam do que Jó possuía, uma esposa de coração distante de DEUS, que por sua vez o abandonou no momento mais difícil de sua vida, e amigos que não estenderam ás mãos, mas apenas ficaram no diálogo, sabemos que tem momentos que só o diálogo não resolve nada, precisamos de atitudes, portanto, você que está ai fazendo alianças com "certos amigos", que está promovendo festas em demasiada para estes "amigos", lembre-se que é bem provável que nos momentos mais difíceis de sua vida, se revelará todas ás coisas, inclusive que DEUS ainda é o melhor amigo a se ter nos momentos difíceis da vida!
"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês".
(João 15:15)
J.C.D.
Comentários
Postar um comentário