Assumindo a culpa!
"Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
( Salmos 51:2)
Como é difícil assumir a culpa, somos tão alto protetores e altivos, que vez ou outra não queremos assumir a culpa pelas faltas que cometemos, culpa é: "responsabilidade por dano, mal, desastre causado a outrem, falta, delito, crime.
"O rei David neste Salmo foi um homem inteiramente sincero com sua culpa, David assumiu seu fracasso diante do pecado que cometera contra Urias e sua mulher, sempre foi e será para Deus aqueles que assumem suas culpas especiais, Deus é um Deus de transparência, pois podemos ver no texto sagrado de (Gênesis 3) que Adão e Eva não assumiram suas culpas diante da falta cometida contra Deus, mas antes ficaram acusando um ao outro, inclusive ainda acusaram Satanás, e muitos fazem isso, quando querem esconder suas culpas, o salmista David afirma que por não assumir sua culpa sentio seus ossos secarem, tamanha agressão do pecado não confessado no seu corpo.
Hoje convivemos com casais que não assumem suas culpas, porém antes disso, acusam um ao outro para que possam ter uma desculpa e acredite, é muito fácil se proteger acusando os outros e não assumir a culpa; convivemos hoje com uma política suja que não assumem suas culpas corruptas, mas driblam qualquer instância, ou usam de meios ilícitos, meios corruptos para continuar fazendo corrupção; convivemos hoje com uma graça falsa, onde os cristãos vivem para tentar viver escondendo o pecado cometido; queridos, para Deus alguém que assumi a sua culpa é louvor ao seu nome! Entretanto, temos um problema mais grave ainda, e este é:
Costumamos por não assumir nossas culpas e pecados, lançar sobre o próximo, o outro, nossas culpas, é muito comum, às pessoas afirmarem: "a culpa é sua!" ou mesmo, "você é o culpado!" Coisas deste gênero é muito comum em criminosos, e em políticos corruptos, como em pessoas que através de uma moralidade falsa, costumam dizer e fazer!
Quando lançamos sobre os outros a nossa culpa, estamos sendo irresponsáveis e maquiando a verdade, estamos sendo perversos em prejudicar quem não deve ser prejudicado, devemos e porquê não, assumir nossas falhas para que aja cura na alma, para que não possamos ser injustos, e como conhecemos a injustiça não é mesmo?
O problema da injustiça é: trazer consequências desastrosas ao mesmo tempo que prejuízos, como trás um dia a paga pela injustiça cometida, amados, devemos assumir nossas faltas, devemos praticar a justiça, colocar nossas faltas e falhas sobre os outros é pecado, e não devemos fazer isto, Adão e Eva fizeram, e foram expulsos do Jardim do Éden, quantos não poderão entrar no paraíso por não assumirem suas culpas!
O ladrão da cruz assumiu sua condição de pecado, de culpa, diante de Jesus Cristo que pecado nengum tinha, devemos assumir nossas culpas!
Jesus assumiu as nossas culpas, assumiu a responsabilidade de ir para cruz e nós dá o seu perdão expiatório, estas palavras expressão:
"Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados.
(I Pedro 2:24); e Isaías 53:4 afirma:
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Portanto amados, assumirmos primeiramente as nossas culpas é fundamental, assumir sozinho é tolice, assumir só quando o outro assumi é borrice, e não assumir nada, entendendo que é superior aos demais, é pecado!
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós abumdantemente!
J.C.D.

Comentários
Postar um comentário