A tristeza 😔 provocada por DEUS, e a tristeza 😔 provocada pelo mundo!

Porque, mesmo que eu tenha entristecido vocês com a minha carta, não me arrependo — embora já tenha me arrependido, pois vi que aquela carta os deixou tristes, ainda que por breve tempo.

Mas agora me alegro, não porque vocês ficaram tristes, mas porque essa tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês foram entristecidos segundo Deus, para que, de nossa parte, não sofressem nenhum dano.

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
( II Coríntios 7:8-10)

O Apóstolo Paulo ao dialogar nas cartas com os conrintios a respeito da tristeza 😔 da qual estes estavam passando, afirmou que em dado momento não tinha se arrependido de tê-los visto tristes, embora que ao perceber que tais estavam contra ele canalizando a tristeza 😔 expressou numa segunda carta que não estava mais sentindo-se confortável com a tristeza 😔 deles "embora já tenha me arrependido, pois vi que aquela carta os deixou tristes".

Num dado momento Paulo fica ao que tudo indica preocupado 😯 com a reação da carta anterior, e que reação pois causou nestes tristeza 😔!

Porém, logo após o momento em que ele demonstra preocupação e tristeza, ele expressa: "Mas agora me alegro, não porque vocês ficaram tristes, mas porque essa tristeza os levou ao arrependimento."

Após Paulo reagir com tristeza 😔, o Apóstolo demonstra alegria 😂 em vê-los manifestando o fruto da confrontação ao pecado deles o arrependimento, ou seja, Paulo percebeu que toda escrita da carta ✉ foi ação de DEUS que assim manifestou confrontação ao pecado dos Coríntios.

A presença de DEUS nos conduz ao arrependimento de pecados, a tristeza 😔 contra o pecado, pois segundo a Sagrada Escritura notamos quantas e inúmeras vezes que DEUS conduz o seu povo ao arrependimento, ao quebrantado, a correção, pois é claro que DEUS corrigi a quem ama!

pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”.
(Hebreus 12:6)

Ou seja, a quem DEUS ama ELE corrigi!

"Pois vocês foram entristecidos segundo Deus, para que, de nossa parte, não sofressem nenhum dano."

Isso mesmo o Apóstolo Paulo expressa com todo entendimento que sua carta não fora debalde, em vão, que ao escrevê-los ✍ DEUS o estava usando, e não era apenas uma carta ✉ qualquer, não era um dano causado pelo homem, não era um homem tentando fazer as coisas ficarem certas, pelo contrário, era DEUS os corrigindo em amor, os fazendo passar por danos corretivos, ou seja, não um mero homem que acha que tudo que faz é DEUS na vida dele, não!

Paulo os confirma sua alegria 😂 que DEUS os tinha entristecido os confrontando o pecado! 

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.

Porque a tristeza segundo DEUS produz arrependimento, isso mesmo o fruto de ser entristecido por DEUS é uma vida de arrependimento!

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável."
(Salmos 51:10)

O rei David ao ser confrontado pelo profeta Natã do seu pecado além de entristecido com sua falha, arrependeu-se dos seus pecados e assim expressou um dos Salmos mais lindos da Bíblia Sagrada, o Salmos 51!

Ele ainda afirmou em oração sincera: 

"Sacrifício agradável a Deus
é o espírito quebrantado;
coração quebrantado e contrito, não o desprezarás, ó Deus."
(Salmos 51:17)

Ou seja, a tristeza 😔 provocada por DEUS nos conduz ao pleno fruto de arrependimento e isso é fantástico, isso é maravilhosamente salutar as nossas almas!

Porém, a tristeza provocada pelo mundo, como sua falsa liberdade, sua libertinagem, seus modos de vida sem arrependimento, "sem freios", conduz a um fruto podre, bem podre, com a consequência que só um fruto podre pode causar na vida de um ser humano que conhece a DEUS mais não se arrepende, e o que não conhece e não interessa-se em arrepender-se, que é:

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."
(Romanos 6:23)

Ou seja, a recompensa, o salário de quem vive em entristecer o Espírito Santo de DEUS é MORTE ETERNA, e de quem vive para glória de DEUS VIDA ETERNA!

Portanto, a tristeza provocada por DEUS produz arrependimento logo salvação, a tristeza provocada pelo mundo MORTE ☠ ETERNA!

"E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção."
(Efésios 4:30)

J.C.D.

Comentários

Postagens mais visitadas