Uma mesa no deserto... 🏜

Falaram contra Deus, dizendo: “Será que Deus pode preparar-nos uma mesa no deserto? É verdade que ele feriu a rocha, e dela manaram águas, transbordaram as torrentes. Mas será que ele pode dar-nos pão também? Ou fornecer carne para o seu povo?”
(Salmos 78:19)

O texto deste Salmo nos faz enxergar questionamentos rebeldes contra DEUS, "será que DEUS pode?" Ou será que ELE pode dar-nos pão 🍞? Ou ainda fornecer? 

Uma incredulidade rebelde!

A questão é que esse "Espírito de rebelião" apoderou-se da vida do povo de Israel na circunstância em que eles estavam com falta de água sendo que DEUS proveu a água, de pão 🍞, e de carne 🥩, questões básicas para sobrevivência de um povo acostumado a séculos no Egito em que estavam inseridos e escravos, estes escravos acostumados com o modo de vivência na época faraônica que viviam,  estavam questionando se o DEUS dos pais deles, o DEUS que os retirou da escravidão seria capaz de os sustentar no deserto 🏜 até chegarem a terra prometida!

De fato e verdade DEUS é capaz sim de fazer gigantescas e pequenas coisas para aqueles que Ele cuida, a questão que devemos pensar é: 

O quanto somos capazes de querer que as coisas sejam como DEUS quer, o quanto somos capazes de obedecer a DEUS, de aceitar sua mesa oferecida no deserto das nossas vidas!?

O deserto pode ser uma benção como maldição, por exemplo:

Abraão e seu sobrinho Ló quando prosperaram muito tiveram para não haver mais conflitos entre seus líderes decidir para que lado iriam, Abraão negociou com ele, e o permitiu a honra de escolher qual lado das terras ele gostaria de conduzir sua riqueza!

Leia:
Não está toda a terra aí diante de você? Peço que você se afaste de mim. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se você for para a direita, irei para a esquerda.

Ló ergueu os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, como o jardim do Senhor , como a terra do Egito, até a região de Zoar. Isto foi antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra.

Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente. E assim separaram-se um do outro.

Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades da campina. E ia armando as suas tendas até Sodoma.

Ora, os moradores de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor .

O Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: — Erga os olhos e olhe de onde você está para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste;

porque toda essa terra que você está vendo, eu a darei a você e à sua descendência, para sempre.
(Gênesis 13:9-15)

Ló escolheu em sua esperteza a campina do Jordão, fez errado? Não! 

Aos olhos dele Ló, em sua esperteza lugar próspero seria onde haveria abundância de água para seus rebanhos, onde houvesse como plantar 🌿 e comer melhor, o problema é que o texto destaca que DEUS se irou contra Sodoma onde Ló armou sua tenda 🎪, e todo o território que estava pecando contra DEUS!

Então a questão é: 

Entre ir para o deserto 🏜 ou para lugares que aparentemente possui abundância nesse contexto o melhor é uma mesa dada por DEUS no deserto 🏜!?

A prova é tanta que Abraão quando DEUS em sua ira determinou a destruição de Sodoma, Gomorra, e toda vizinhança que viviam nas práticas ofensivas ao SOBERANO DEUS, foi interceder por Ló e sua família!

Leia:

23 E, aproximando-se, Abraão perguntou: — Será que vais destruir o justo com o ímpio?

24 Se houver, por acaso, cinquenta justos na cidade, ainda assim destruirás e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram?

25 Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! Será que o Juiz de toda a terra não faria justiça?

26 Então o Senhor disse: — Se eu encontrar cinquenta justos dentro da cidade de Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles.

27 Abraão continuou: — Eis que me atrevi a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza.

28 Caso faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Deus respondeu: — Não a destruirei se eu encontrar ali quarenta e cinco.

29 Então Abraão disse: — E se, por acaso, houver ali apenas quarenta? Deus respondeu: — Não o farei por amor aos quarenta.

30 Abraão insistiu: — Não se ire o Senhor, se eu continuar a falar. E se houver ali apenas trinta? O Senhor respondeu: — Não o farei se eu encontrar ali trinta.

31 Abraão continuou: — Eis que me atrevi a falar ao Senhor. E se, por acaso, houver ali apenas vinte? O Senhor respondeu: — Não a destruirei por amor aos vinte.

32 Finalmente Abraão disse: — Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez. E se, por acaso, houver ali apenas dez? O Senhor respondeu: — Não a destruirei por amor aos dez.

33 Quando acabou de falar com Abraão, o Senhor se retirou, e Abraão voltou para onde estava antes.
(Gênesis 18:23-33)

Ou seja, entendemos que em todo esse momento de negócio, juízo, e etc. 

Ló escolheu errado, pois foi sua escolha ambiciosa e humana!

Todavia, todos nós temos nossos desertos 🏜 de vida, alguns nas doenças, outros econômicos, relacionamentos, situações desafiadoras, mas DEUS o soberano nos oferece uma mesa farta no deserto 🏜,  pois até mesmo no deserto 🏜  ELE é DEUS e não há outro além DELE!

Devemos entender que uma mesa no deserto 🏜 tem mais sabor, é mais desejável que nos lugares onde há abundância e fartura, Abraão teve fartura no deserto 🏜 entre outros grandes de DEUS, no lugar onde há muita abundância o sabor, o gosto, o paladar não tem muito valor, no deserto 🏜 o banquete tem sabor único, o sabor dá gloriosa providência DIVINA, e isso não tem preço, ou seja, no deserto de nossas vidas entendemos que todo o milagre de DEUS tem mais sabor, pois o paladar está aguçado.

Portanto, que possamos não reclamar no deserto da vida, que não questionemos a DEUS, que aceitemos com obediência sua providência, que ELE crença e nós deminuamos, que ELE prevaleça com o seu cuidar, e nós não o questionemos em nada!

Que aprendamos o valor de passar pelo deserto 🏜  de estar no deserto 🏜, alguns só passam, outros permanecem, e DEUS sabe os "porquês" disso, alguns por pecado ficam no deserto 🏜, outros aprendem e vivem abundantes no deserto 🏜, para uns o deserto 🏜 um tratamento de DEUS, para outros o sobreviver, e outros ainda o prosperar em meio ao deserto 🏜!

Então entendemos que o deserto 🏜 tem seus lados, suas importâncias, sua disciplina, seu ensinar, seu sabor.

Um questionamento: Porque queremos fugir do deserto 🏜 e não enfrentá-lo?

O próprio JESUS foi para o deserto 🏜, então o deserto 🏜 é sinal do saboroso momento de estarmos com DEUS e enfrentar a mesa que nos foi proposta!

Leia?

A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.

Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: "O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo

e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: "Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra."

Jesus respondeu: — Também está escrito: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus."

O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles

e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.

Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele."

Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram.

(Mateus 4:1-11)


J.C.D.

Comentários

Postagens mais visitadas