Procurando uma igreja perfeita...
Estava eu procurando uma igreja perfeita para congregar e resolvi ligar para o Apóstolo Paulo.
Alô! É o Apostolo Paulo?
Sim é ele!
Paz de Deus !
Amém irmão!
Desculpe o incômodo Apóstolo, mas estou precisando da sua ajuda. É que ando decepcionado com muita coisa na igreja a qual congrego, e estou à procura de uma Igreja perfeita. Estou pensando em congregar em Corinto. Ela é uma igreja ideal?
Olha, a Igreja de Corinto tem grupinhos (1Co 1.12), tem inveja, contendas (1Co 3.3), brigas que vão parar nos tribunais de justiça comum (1Co 6.-11), e tem até alguns fornicadores (1Co 5.1).
E a Igreja de Éfeso?
É uma Igreja alicerçada na palavra (At 20.27), mas ultimamente, tem muita gente sem amor lá (Ap 2.4).
Então, penso em ir congregar em Tessalônica.
Lá tem alguns que andam desordenadamente e não gostam de trabalhar (2Ts 3.11).
Hum! Tá difícil, hein, Paulo?! E se eu for para a igreja de Filipos?
Filipos até que é uma igreja boa, mas tem duas irmãs lá, uma se chama Evódia e a outra Síntique, que se desentenderam e estão sem conversar uma com a outra (Fp 4.2).
Então, acho que vou mudar para Colossos para começar a congregar lá.
Olha, em Colossos tem uns hereges que estão tumultuando o ambiente. Tem um grupo lá que está até cultuando a anjos (Cl 2.18).
- Que coisa! E se eu for para a igreja dos Gálatas?
Bem, lá tem alguns crentes se mordendo e devorando uns aos outros (Gl 5.15).
Não sabia que era tão difícil achar uma igreja perfeita. Entrei em contato com o Apóstolo João para saber se a igreja de Tiatira seria ideal, mas ele me disse que os irmãos lá tem tolerado uma mulher que se diz profetisa e que tem fomentado a prostituição e a idolatria (Ap 2.20).
Pensei, então, na possibilidade de ir para Laodiceia, mas João me disse que seus membros estão muito longe da perfeição, pois são orgulhosos, materialistas e mornos espiritualmente (Ap 3.16).
Perguntei sobre Pérgamo, e João me disse que lá tem alguns que seguem as doutrinas dos nicolaítas e de Balaão (Ap 2.14-15).
Sabe, Paulo, já pensei em ir para a Igreja Central em Jerusalem, mas ouvi dizer que tem muita gente preconceituosa lá (Gl 2.12,13), além de murmuradores (At 6.1) e alguns mentem aos ministério buscando destaque na comunidade (At 5.1-11). E agora, como faço, Paulo?
Paulo responde...
Você precisa entender que não existe igreja perfeita, por ser composta por seres humanos.
Há joio no meio do trigo e muitos crentes genuínos que estão em processo de aperfeiçoamento, alguns mais maduros e outros ainda muito imaturos.
Em breve, estaremos na Igreja perfeita, (Igreja dos primogênitos, assembléia universal dos santos de Deus cujos nomes estão escrito nos céus - Hb 12.23).
Meu conselho é que desista de procurar uma Igreja perfeita, e seja você a igreja perfeita; e assim passe a procurar uma igreja com líderes sinceros e que estejam bem firmados na sã doutrina. Não deixe de congregar (Hb 10.25).
E abandone a mentalidade de cliente. Coloque-se à disposição de Deus para se tornar um membro saudável na edificação do Corpo de Cristo para a salvação de muitos e para a glória de Deus (Ef 4.1-16).
Quando formos à igreja, não vamos pensando que o culto vai nos agradar, mas, vamos para oferecermos um culto agradável a Deus.
- Autor desconhecido
J.C.D.
Comentários
Postar um comentário