O jejum que Deus quer, o jejum que Deus se agrada!

Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus, perguntam-me pelos direitos da justiça, têm prazer em se chegar a Deus,
dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho.

Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.

Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao Senhor ?

Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?

Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?

Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda;
(Isaías 58:3-8)

O jejum, é princípio espiritual, porém não se deve levar de qualquer jeito, Jesus jejuou em (Mateus 4) nos relata isso, os discípulos jejuaram, portanto devemos jejuar, porém, o texto de Isaías acima citado nos faz advertência que certos jejuns, Deus reprova, é claro que Deus não aprovará tudo que o homem quer fazer só por achar que é filho de Deus, o texto também nos diz que um jejum Deus quer, que é deixar de maltratar as pessoas e amar o próximo, liberar quem está escravo, acolher quem está sem abrigo, uma ação social completa, sem falar que deve ter coração arrependido e quebrantado, esse jejum Deus aprova, pois não é uma vaidade de motivações pessoais, e nem passar fome, meus amados, devemos jejuar, porém com motivação correta e não por vaidade mostrando contristado e religioso mais que os outros, quer agradar a Deus?

Arrependa-se, quebrante-se, ame o próximo, seja acolhedor e não passe fome achando ser espiritual mais que os outros!

J.C.D.

Comentários

Postagens mais visitadas