Ore sempre...

(Mateus 6:5-13)
Vocês, orem assim:
"Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores. E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

.......................................................

(Lucas 11:2-4)

Ele lhes disse: "Quando vocês orarem, digam:
" Pai!

Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano. Perdoa-nos os nossos pecados,
pois também perdoamos
a todos os que nos devem.
E não nos deixes cair
em tentação".

Notemos que o Apóstolo Mateus está em detrimento com o médico Lucas, tem uma pequena e insignificante mudança, ou seja, enquanto Mateus amarra-se, detém-se aos detalhes do "Pai Nosso", Lucas apenas resumio como uma prática cotidiano, nos trazendo a forma de orar, pois Mateus, notemos isso nos dá o modelo completo!
.......................................................

"A oração é uma peça fundamental na vida de qualquer cristão. Orar é falar com Deus, e a comunicação é essencial para que exista intimidade.

O "Pai Nosso" é uma das orações mais conhecidas da Bíblia, pois foi ensinada aos discípulos por Jesus.

Não significa que temos que orar e repetir o Pai Nosso todos os dias, mas podemos orar com as nossas próprias palavras, usando esta oração como modelo. Por que a oração do Pai Nosso é tão importante?

Este é o melhor modelo de oração que podemos encontrar na Palavra de Deus, pois encontramos elementos fundamentais do cristianismo: adoração (santificado seja o Teu nome); submissão (seja feita a Tua vontade); pedido de provisão (dá-nos hoje o nosso pão de cada dia);pedido de perdão (perdoa as nossas dívidas); liberação de perdão (assim como perdoamos aos nossos devedores);pedido de proteção (e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal)".

Não orar como os hipócritas oravam!

"E quando orardes, não sereis como os hipócritas..."
(vs. 5 de Mateus 6).

O termo em grego é: "hypokrinein ou hypokrisía, que significava inicialmente “separar gradualmente” ou “representar um papel”, “fingir”. Essa palavra tinha origem no teatro grego, descrevendo um personagem que usava máscara na época, ou seja, provavelmente os hipócritas religiosos ao orarem e na observância de Jesus fazia teatro, um verdadeiro show da fé! Portanto amados, não devemos orar fazendo qualquer tipo de show, aparentando ser o que não é, devemos orar com segurança e originalidade, com fervor e transparência!

Não devemos fingir que oramos, devemos orar, não podemos nos relacionar com Deus de qualquer maneira, em qualquer horário como se Deus fosse qualquer um!

Não orar repetindo como os pagãos!

Paganismo (do latim paganus, que significa "camponês", "rústico") é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas.

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios..." 
(vs.7 de Mateus 6).

Nossas orações não devem ser recitadas repetidamente, as palavras da oração devem ser refletidas, ponderadas, revestidas de entendimento, pois quem assim procede repetindo apenas tem o galardão de repetir, por exemplo neste sermão de Jesus Cristo, ele se referi dentro do que prega, veja: vs. 5 e 16; que é "hipocrisia" além de idolatria repetir, e recitar palavras repetidas! 

Não devemos criar costumes pagãos = gentios, para o modelo comportamental que é Jesus para a igreja!

Não orar repetindo, e dando continuidade na oração modelo do Pai nosso...

"Portanto, vós orareis assim..."
(vs.9 do capítulo 6 de Mateus.)

Em semelhança a questão do repetir Jesus não está nos dizendo que devemos dar continuidade às suas palavras no modelo da oração do "Pai Nosso", muito pelo contrário, ele está nos afirmando que devemos orar "como" e não "igual", ou seja, a oração aí que se refere é exemplo, uma forma, como se deve orar a Deus em nome de Jesus, esta oração destaca princípios básicos da fé como: perdão, provisão, livramento, REINO, céu, DEUS, o mal, poder e glória!

Portanto amados, quando formos orar, não sejamos fingidos, não sejamos repetitivos, não sejamos pagãos, sejamos sinceros,transparentes, pois o nosso Senhor está nos aguardando neste diálogo que começou em Gênesis, e continuará para sempre, pelo século dos séculos amém! Não quebre este diálogo!

J.C.D. 

Comentários

Postagens mais visitadas