Basta o mal de cada dia...
"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".
(Mateus 6:34)
Neste capítulo do texto sagrado, Jesus nos faz advertências para vida cristã, como dar esmola, como lidar com a hipocrisia, como orar direito, como ser dependente de Deus, não ter outro deus além Dele, e etc.
Porém, me chama atenção a indagação que Ele fez no versículo 34, Jesus faz afirmação interessante:
"basta a cada dia o seu próprio mal"!
Todavia, o que seria o mal bastante a cada dia?
Isso é curioso?
Ou cada dia o mal que já existe?
De fato Jesus está se referindo o decorrer do versículo, quando fala anteriormente, ou seja, as preocupações, e a preocupação com o dia de amanhã, devido a toda herança digamos assim, da modernidade e pós modernidade, juntamente com a industrialização, o capitalismo e materialismo, que por sua vez não existia nesta época, mas existia a crença de "bênção e maldição" no contexto judaico, é evidente que Cristo Jesus quis relatar seu ensino eterno combatendo esse perfil que desprezava o próximo, pois vemos nos evangelhos várias destas categorias, como cobrador de impostos, a figura hipócrita do fariseu, a ostentação dos líderes e império romano, a questão é: a cada dia basta a maldade que já existe, ou seja, não vamos acrescentar mais mal, aos dias que já são maus!
Devemos a cada dia suportar o mal existente, e quanto ao dia de amanhã, o cristão deve lançar sobre Deus todas as sua ansiedades e preocupações cotidianas, Cristo nos alerta, a não acrescentarmos mais mal, além do que já é existente, pois o fardo ficará insuportável, e em se tratando de fardo Jesus Cristo entende muito deste assunto:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
( Mateus 11:28-30).
Portanto, já é o bastante a maldade enfrentada todos os dias, toda maldade produzida dia após dia, já é cansativa, exaustiva toda maldade que enxergamos, não precisamos dar aumento, ou super valorizar o mal, e nem acrescentar mais preocupações, pois o mal da preocupação em conjunto com o mal que já existe a cada dia, esta associação de maldades, vai destruir você!
O que precisamos é, nos arrepender de todo mal, e entregarmos nossos anseios nas mãos de Cristo!
J.C.D.
Comentários
Postar um comentário