Antes do galo 🐓 cantar!!!
"Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."
(João 13:1)
Havendo preparando-se para Páscoa Jesus Cristo demonstra o seu grande amor, um amor não passageiro, mas o amor que constrange a todos nós, um amor que o limite é ir até o fim! Jesus os amou, inclusive Judas que o trairia.
A verdade é que muitos de nós não sabemos amar e nem o que verdadeiramente é amor, bom na verdade a vida de Jesus e sua obra pode ensinar como é amar e preparar a todos que querem amor, para sofrer na selva dos preconceitos e retaliações, pois a sociedade não quer amor, quer egoísmo e consumismo de tudo o que se produz a vaidade humana, mas quem não sentiria o impacto de alguém o amar gratuitamente e ainda oferecer a vida por amor?
Bom!! Há quem diga: "mas eu não pedi para Ele morrer por mim"! Então não se refere a estes este amor, refere-se a aqueles que acham, esforçam-se, querem, procuram, entender o que é amor, Jesus é a figura e o perfil do amor, Jesus amou os seus discípulos até o fim de sua vida aqui na terra, ou seja, se precisamos de amor eis uma grande e ótima referência para se amar a família, o cônjuge, e a todos!
Embora a higiene corporal seja importante, Jesus pensou na alma suja de JUDAS!
(João 13:2-11)
2- Enquanto ceavam, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse, 3- Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava, 4- levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5- Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxuga-los com a toalha com que estava cingido. 6- Chegou, pois, a Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, lavas-me os pés a mim? 7- Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás. 8- Tornou-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9- Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
10- Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. 11- Pois ele sabia quem o estava traindo; por isso disse: Nem todos estais limpos."
Enquanto comiam pensavam na higiene, ou seja, de repente Jesus Cristo começa lavar os pés dos discípulos, Pedro assustado, e achando ser vergonhoso o Mestre levar-lhe os pés afirmou não querer tal vergonhosa atitude, porém Jesus o advertiu que se não deixa-se lavar os pés não tinha mais comunhão com Ele, ou seja, não teria mais companheirismo, mas Pedro foi rápido diante de tão grande amor e humildade, pediu para que lhe desse até um banho, e Jesus lhe afirmou que estavam limpos e que só precisava lavar os pés, no entanto, uma coisa me chama atenção, Jesus lavou os pés até de Judas, pois é, isso nos mostra que nada havia em Cristo Jesus que o deixasse odioso mesmo vendo a quem predestinadamente seria a ferramenta do Diabo para o entregar, e vivia traindo, muitas vezes Deus faz coisas que não entendemos agora, apenas depois, todo este ocorrido ninguém tem explicação a não ser o Mestre, uma outra coisa intrigante mais normal para Jesus, Ele sabia quem estava com a alma suja pelo pecado, Judas havia entregado o Mestre, ou seja, o Diabo entrou em Judas para o entregar aos malfeitores! Com isso aprendemos que Jesus nos quer limpos de alma, nos quer fiéis e verdadeiros, sem traições!
Bem aventurados ( Felizes, abençoados) são todos aqueles que entenderem!
"12- Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13- Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. 14- Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15- Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16- Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17- Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. 18- Não falo de todos vós; eu conheço aqueles que escolhi; mas para que se cumprisse a escritura: O que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. 19- Desde já no-lo digo, antes que suceda, para que, quando suceder, creiais que eu sou. 20- Em verdade, em verdade vos digo: Quem receber aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. 21- Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e declarou: Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me há de trair. 22- Os discípulos se entreolhavam, perplexos, sem saber de quem ele falava. 23- Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava."
Neste momento crítico do texto Jesus denúncia o seu traidor, e ainda afirma que todo aquele que semelhantemente fizer como Ele fez, ser humildes e servirem uns aos outros, são bem aventurados, realmente feliz é aquele que conseguir imitar a Jesus, são tantos que imitam a "tantos"!
É bem aventurado todos que fizeram como Ele fez, pois fácil é imitar uma religião, onde os trajes, as falas, e as relíquias são o foco principal, mas veja bem, Jesus nos convida a ser como Ele!
A CURIOSIDADE de alguém num momento crítico!
"24- A esse, pois, fez Simão Pedro sinal, e lhe pediu: Pergunta- lhe de quem é que fala. 25- Aquele discípulo, recostando-se assim ao peito de Jesus, perguntou-lhe: Senhor, quem é? 26- Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tendo, pois, molhado um bocado de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27- E, logo após o bocado, entrou nele Satanás. Disse-lhe, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. 28- E nenhum dos que estavam à mesa percebeu a que propósito lhe disse isto; 29- pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe queria dizer: Compra o que nos é necessário para a festa; ou, que desse alguma coisa aos pobres. 30- Então ele, tendo recebido o bocado saiu logo. E era noite. 31- Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele; 32- se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar. 33- Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Procurar-me- eis; e, como eu disse aos judeus, também a vós o digo agora: Para onde eu vou, não podeis vós ir."
A curiosidade de Pedro, e sua estratégia em pedir a João que perguntasse ao mestre, revela-nos sua grande insegurança como discípulo, Pedro estava preocupado a quem Jesus se referia, ao mesmo tempo que pensaram eles que por Judas administrar o dinheiro fosse esta a causa da traição, entretanto, Jesus deixa claro o que estava já previsto nas escrituras, ou seja, seria entregue aos malfeitores, seria abandonado por todos, ficaria só, não experimentaria o amor dos discípulos e nem tantos que o amava pelo que ele tinha feito e oferecido, a curiosidade de Pedro nos revelou até hoje o caráter de muitos, a insegurança de todos, a traição de um!
A curiosidade pode levar alguém a saber demais, a saber de tudo, e a ficar muito crítico e tenso o ambiente!
Atente para o mandamento e não esqueça...
Há uma grande diferença entre a aparência religiosa em ser verdadeiramente DISCÍPULO de CRISTO (João 13:34-35)!
34- "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35- Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."
Já vi onde passei muitos cristãos se referirem uns aos outros assim: "não vou com a cara do irmão fulano, e nem do pastor sicrano, não gosto da cara, não gosto dele!" Isso é grave diante do texto que lemos neste dado momento, Jesus Cristo nos afirma a sua doutrina, diferentemente da religiosidade, a religiosidade facilmente se identifica, pois está muito preocupada com aparências, ou seja, quem não andar segundo a aparência que a tal religião imputa, é "samaritano" é gentio, é pagão! Jesus nos deixa claro que sua doutrina e marca, e se quisermos conhecer os que são dele é pelo amor, o amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera", ou seja, enquanto a religião expressa sua identidade com aparência de roupas e etc. Jesus deixa claro que os seus serão identificados pelo amor em suas vidas!
A falta de amor num suposto discípulo de Cristo é sinal que nada sabe, nada tem, nada é. Jesus afirmou também: " Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus"
(Mateus 5:43 e 44).
Cuide-se antes que o galo cante três vezes para você!
(João 13:36-38)
36- "Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus; Para onde eu vou, não podes agora seguir-me; mais tarde, porém, me seguirás. 37- Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
38- Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo até que me tenhas negado três vezes."
Esse momento crítico onde Jesus faz menção da emoção e precipitação de Pedro, entendemos que a infantilidade espiritual e religiosa nos leva a pensar se o nosso Brasil que já orgulhosamente exalta-se pelo grande número evangélico não o negaria diante de uma grande perseguição, acredito que 90% negaria a fé, ou seja, não estamos preparados para uma grande perseguição e nem tortura, estamos preparados para bifes, e festas no geral, e celebrações, num mínimo de perseguição já muitos abandonam a fé e a igreja! Portanto, antes de qualquer coisa na vida aprenda com Jesus, antes que o GALO cante aprenda ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo!
Portanto, antes que o galo 🐓 cante para você aceite o que CRISTO diz.
J.C.D.
Comentários
Postar um comentário